Crianças podem brincar ao ar livre durante a pandemia? Pediatra responde
Brincar na terra aprimora habilidades infantis mas, com o avanço do coronavírus, há dúvidas sobre a segurança das atividades fora de casa
atualizado
Compartilhar notícia
O contato com a natureza é um dos mais importantes pilares para uma infância saudável. Entre os benefícios, brincar na terra é um dos elementos que contribui para o bem-estar integral das crianças e jovens. Contudo, diante de uma crise global de saúde, os cuidados com a saúde dos pequenos requerem ainda mais atenção.
Em meio à pandemia de Covid-19, pais estão se perguntando: é seguro deixar meu filho brincar ao ar livre?
“A chance de seu filho adquirir Covid-19 brincando na terra é praticamente nula. Portanto, pode deixá-lo brincar. Na verdade, as brincadeiras ao ar livre – quando as crianças ficam em contato com a natureza – são extremamente benéficas para a saúde”, afirmou a professora de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ana Maria Escobar, à revista Crescer.
Em termos de desenvolvimento, estar em contato com a natureza promove uma extensa lista de benefícios para a saúde. “Sentir as diferentes consistências da terra, pedras, plantas ou a água; subir em árvores, jogar bola ou correr na grama, por exemplo, ajuda no desenvolvimento dos pequenos e aprimora suas habilidades físicas, melhorando, também, a saúde cardiovascular”, explica Ana Maria.
Portanto, visitar parques e praças é algo que pode ser mantido na rotina das crianças, desde que as medidas de segurança sejam respeitadas, como o distanciamento social e o uso da máscara em maiores de 2 anos.