Crianças de temperamento forte: saiba como cuidar e educá-las
Se bem direcionadas pelos pais, pessoas de personalidade forte podem se tornar adultos bem posicionados e que não cedem a pressões
atualizado
Compartilhar notícia
Crianças argumentativas, exploradoras, convincentes, autônomas e, por vezes, choronas. Quem tem um filho de personalidade emocionalmente mais forte sabe como é preciso ter sabedoria para educá-los para o mundo. Mais inteligente do que bater de frente com essa criança é evitar as crises com algumas medidas, como estabelecer limites, dar poder de escolha e demonstrar respeito.
No fundo, mais importante que ter um filho obediente é ter um filho que aceita suas ordens porque confia em você. Passar por cima da vontade do seu filho, quebrando esse elo de amizade e respeito, o torna vulnerável para pessoas não tão bem intencionadas quanto você. Mas, então, como incentivar a autoconfiança sem se tornar um pai permissivo? Esse é o grande desafio.
Confira algumas dicas:
– Estabeleça uma rotina rígida. Como a criança faz determinada coisa todos os dias do mesmo jeito (com pequenas variações, claro), menores as chances de uma crise (“doce só depois do jantar, e você sabe bem disso, filho!”).
– Deixe que ela assuma responsabilidade por coisas que já é capaz de fazer. Já sabe se trocar sozinha? Deixe! Quer escolher a roupa? Defina duas ou três possibilidades (condizentes com a ocasião e a temperatura) e permita que ela decida o que quer vestir.
Leia mais no blog Mil Dicas de Mãe.