Cólicas em bebês: saiba quais alimentos evitar na amamentação
Alguns ingredientes consumidos pelas mães durante a amamentação podem aumentar a frequência e intensidade das cólicas dos bebês
atualizado
Compartilhar notícia
A cólica está entre as principais razões para os bebês caírem no choro, a ponto de pais de recém-nascidos logo identificarem sua característica: o choro de cólica é aquele mais agudo e sofrido, em que o bebê demonstra estar com dor.
Uma situação que, lógico, parte o coração de qualquer pai e mãe. Na tentativa de aliviar o desconforto do pequeno, é comum recorrer a vários métodos – de massagens a toalhas quentes, banhos relaxantes e probióticos.
As técnicas funcionam, mas poucos sabem que uma das maneiras mais eficazes de evitar as cólicas está na alimentação da mãe. Isso porque há ingredientes que, quando consumidos durante a amamentação, aumentam a frequência e a intensidade das dores no bebê.
Segundo Haline Dalsgaard, nutricionista infantil na Clínica Infantil (RJ), para saber se a razão das cólicas está na alimentação da matriarca é necessário observar.
“É sempre bom ficar atenta e, nessas situações, é interessante pensar nos alimentos que foram ingeridos nas últimas 24 horas”, ensina. Em caso de suspeita de algum ingrediente, a nutricionista sugere retirá-lo da dieta por alguns dias. “Se houver alguma melhora no bebê, o ideal é retirar o alimento da alimentação durante a amamentação”, recomenda.
Ainda segundo a especialista, existem itens que normalmente causam mais cólicas. Saiba quais são no blog Mil Dicas de Mãe.