Caso Noah: saiba o que é a conjuntivite infantil e como tratá-la
A influenciadora Carol Monteiro revelou que seu filho de 11 meses está com conjuntivite; saiba o que é a doença e como tratá-la
atualizado
Compartilhar notícia
A conjuntivite é uma condição que acomete grande parte dos brasileiros, principalmente durante estações de tempo predominantemente mais seco. Considerada uma inflamação ocular, a patologia também pode se manifestar em crianças e causar desconforto e incômodo para os pequenos.
Recentemente, a influenciadora Camila Monteiro usou as redes sociais para compartilhar que seu filho com menos de um ano está com conjuntivite nos dois olhos. Apesar de não ser muito comum, a doença também pode se manifestar nos pequenos e merece atenção especial.
A conjuntivite
De acordo com a médica oftalmologista Caroline Lima, a conjuntivite é qualquer processo que altere o equilíbrio da membrana transparente e vascularizada que recobre a “parte branca do olho”. “Essas alterações provocam inflamações que podem ter origem infecciosa ou alérgica”, salienta a profissional do CBV-Hospital de Olhos.
A especialista ainda explica que a conjuntivite pode surgir em qualquer fase da infância. “Há também a conhecida conjuntivites neonatais, que pode ser desencadeada durante o nascimento e estão mais relacionadas com o parto normal”, salienta.
Entre os sintomas, estão a vermelhidão, coceira e lacrimejamento no olho. Secreções ou crostas ao redor dos olhos também podem ocorrer.
Evite receita caseiras
Na postagem, Camila mostrou que o pequeno Noah tinha os olhos vermelhos e pediu ajuda de suas seguidores com “dicas” que pudessem ajuda o bebê a superar a irritação ocular.
Em muitos comentários, seguidores de Monteiro a aconselharam pingar leite materno nos olhos do pequeno, com a promessa de que o líquido o curaria da condição. Lasneaux, no entanto, condena a atitude e revela que o leite pode ser ainda mais prejudicial para a doença.
“Leite materno não é para pingar no olho. Muita gente tem esse costume, mas não resolve nada. O leite, inclusive, pode até ser uma ‘comida’ para a bactéria que já está ali causando a inflamação. Então, não é recomendado nunca”, alerta.
Ainda que as mamães fiquem desesperadas ao ver o bebê com dor e incômodo, a médica oftalmologista Juliana Lasneaux, recomenda que nenhuma “receita caseira” seja colocada em prática.
Tratamento para a conjuntivite
Por ser uma doença contagiosa, a médica salienta os cuidados para evitar o contágio de outras pessoas e ficar atento para as recomendações médicas.
Veja algumas dicas do que fazer em caso de conjuntivite:
- Evite beijos e abraços;
- Não compartilhe objetos pessoais (como toalhas e escovas);
- Troque a roupa de cama todos os dias;
- Não repetir a tolha;
- Usar o colírio recomendado pelo médico conforme instrução.