Caso Fiorella: entenda as principais causas de abortos recorrentes
Após afirmar ter engravidado cinco vezes em oito meses, a atriz levantou debate na web. Expert em fertilidade discorre sobre o tema
atualizado
Compartilhar notícia
A recente declaração de Fiorella Mattheis no podcast Mil e uma TrETAS levantou um grande debate nas redes sociais. A atriz, que está grávida de seu primeiro filho com Roberto Marinho Neto, afirmou que chegou a engravidar cinco vezes nos últimos oito meses.
“Ano passado, tirei o DIU e engravidei muito rápido, mas foi uma gravidez química. Eu já conversei com mulheres que engravidam e não seguram, como é o meu caso. Tenho muita facilidade em engravidar. Em oito meses, eu engravidei cinco vezes”, desabafou.
De acordo com a ginecologista e especialista em reprodução humana Lorrainy Rabelo, casos como o de Fiorella se enquadram no que a medicina chama de abortos recorrentes. “São casos dramáticos em que as pacientes não têm nenhum problema de fertilidade, mas a gestação não evolui por algum outro motivo”, explica.
Apesar de não ser de conhecimento público o que causou os abortos da atriz, Lorrainy destaca possíveis fatores:
- Causas sistêmicas;
- Alterações endocrinológicas;
- Problemas na coagulação que não permitem o desenvolvimento correto do embrião;
- Razões anatômicas.
Mesmo se tratando de uma patologia séria e que traz muita angústia para a paciente, a obstetra afirma que existem soluções. “Essas pacientes precisam ser avaliadas individualmente, realizar os exames necessários e fazer o tratamento indicado para que se tenha um desfecho favorável como o de Fiorella”, finaliza.