Caso Evelyn Regly: sem as trompas, influenciadora espera o 2º filho
A influenciadora anunciou, esta semana, que está grávida do segundo filho, mesmo após passar pela retirada das duas trompas
atualizado
Compartilhar notícia
A influenciadora Evelyn Regly anunciou, esta semana, que está à espera do segundo filho. Casada com Diego Cabral, a youtuber havia retirado as duas trompas devido a recorrentes infecções urinárias. A gestação aos 38 anos de idade, no entanto, veio graças ao processo de uma fertilização in vitro.
Sem as chamadas tubas uterinas, o processo de gravidez natural se torna impossível. A médica ginecologista e especialista em reprodução humana Lorrainy Rabelo explica que as trompas são responsáveis por guiar o óvulo até o espermatozoide e, então, permitir que o embrião se forme.
“É onde acontece a esse encontro que forma o embrião que, depois de fecundado, se desloca para o útero”, explica.
Infecção urinária e gravidez
Apesar de ser uma infecção que ocorre no trato urinário, algumas bactérias que causam inflamação nos órgãos genitais e urinários feminino podem ascender pela vagina ou útero e chegar até as trompas.
“Qualquer processo infeccioso afeta a sua função das tubas. Elas têm uma estrutura muito delicada e algumas bactérias podem causar obstrução e uma dilatação nessas tubas, processos que podem inviabilizar uma gestação”, ressalta.
Muito comum para elas, a cistite deve sempre ser um alerta para as mulheres. “Muitas vezes, essas infecções que atingem o trato urinário e genital não causam sintomas exuberantes, as consequências, portanto, podem ser desastrosas, como a infertilidade feminina”, salienta.
Ainda de acordo com a médica, mesmo que Evelyn não tenha dado detalhes sobre seu histórico de saúde, a recorrência de infecções urinárias deve ser amplamente investigada e tratada de forma eficaz. “Não existe relação direta de infecção urinária com a infertilidade, mas sim uma relação micropatológica e dos mesmos micro-organismos que são afetados”, explica.
Fertilização in vitro
No caso em que há algum diagnóstico de infecção nas trompas, Lorrainy explica sobre a necessidade de fazer sua retirada. “O líquido que se acumula nas trompas pode refluir para a cavidade uterina e atrapalhar a implantação do embrião e no desenvolvimento de uma gestação”, ressalta.
Sem as trompas, é necessário passar pelo processo de fertilização in vitro para gerar um bebê. “Os óvulos são captados dos ovários, o homem fornece o espermatozoide e esse encontro acontece no laboratório. Por lá, também ocorre a formação do embrião e, depois disso, ele é transferido para a cavidade uterina”.