Caso Biah Rodrigues: é normal ter barriga sarada na gravidez?
Especialistas explicam se o fenômeno é normal
atualizado
Compartilhar notícia
A modelo Biah Rodrigues chocou a internet na última terça-feira (6/7) ao postar uma foto da barriga chapada em seu Instagram. O fato em si não é de se impressionar, uma vez que ela já é conhecida pelo corpo escultural. O que espantou os internautas é que a influencer está grávida de cinco meses do seu segundo filho.
Casada com o cantor Sorocaba, com quem também tem um filho de 1 ano e 1 mês, Rodrigues fez a postagem a pedido de um seguidor. Ainda de acordo com a modelo, após a primeira gravidez, ela cuidou do corpo com treinos, alimentação saudável e produtos de beleza.
Para especialistas, a condição de Biah pode acontecer, desde que seja de forma natural. “A barriga ‘chapada’ tem mais a ver com saúde do que com doença”, avalia o ginecologista e obstetra CEO do EuSaúde, Ricardo Cabral.
“Essa condição muscular não faz mal à mulher ou ao neném em crescimento. Portanto, pode-se concluir que a musculatura abdominal desenvolvida não vai gerar complicações ou restrições durante a gravidez”, explica o médico.
Apesar de existir relatos parecidos com outras mulheres, a cena não é tão comum. “Não é algo que vai acontecer com a maior parte das pessoas”, emenda Isabella Souza, profissional de educação física que tem experiência com gestantes. Ela, porém, alerta para algo a que se deve manter atenção: “Em mulheres que são muito desenvolvidas fisicamente e que possuem uma musculatura abdominal muito forte, como atletas, o crescimento do útero pode ser impedido pela força dos músculos que ficam na região do abdômen.”
Devo seguir o exemplo?
Para Isabella Souza, existem certos sinais que geram preocupação, como fazer muitos abdominais para “disfarçar” ou tentar controlar o tamanho do abdômen. “Isso, sim, é preocupante. O exercício físico na gestação deve ser realizado com o objetivo de saúde. Quando vemos uma mamãe sarada, ela não deve ser um exemplo pela ‘barriga chapada’, ou seja, pelo objetivo estético. A motivação deve ser a saúde do bebê e da gestante”, alerta.