metropoles.com

Cada hora a menos de sono aumenta em 23% o risco de obesidade infantil

Dado foi levantado por estudiosos do Reino Unido. Segundo eles, uso descomedido de eletrônicos também prejudica a boa forma dos pequenos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Click&Boo/Getty Images
Criança com sono
1 de 1 Criança com sono - Foto: Click&Boo/Getty Images

Privação de sono e uso excessivo de eletrônicos aumentam o risco de obesidade infantil, alerta uma nova pesquisa do Royal College of Surgeons, do Reino Unido. O estudo teve a partição de mais de 4 mil crianças, com idades entre 2 e 11 anos.

De acordo com o levantamento, para cada hora a menos de sono do que o recomendado para a faixa etária, o risco de obesidade cresce 23%. Segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos (NSF, da sigla em inglês), crianças de 2 anos devem dormir de 11 a 14 horas por dia. As de 3 a 5 anos, de 10 a 13. Já os pequenos até os 13 anos de idade precisam descansar ao menos 9 horas consecutivas.

O artigo ainda revela que o uso descomedido de gadgets também pode aumentar as chances de sobrepeso. Para cada hora em frente às telas além do recomendado, sobe em 16% o risco da criança desenvolver obesidade. O tempo de entretenimento on-line recomendado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), para crianças de 2 a 5 anos, é de uma hora. Já para os pequenos de 5 a 11 anos, o período permitido dobra.

2 imagens
Pesquisas revelam, ainda, que muito tempo em frente às telas também prejudica a boa forma dos pequenos
1 de 2

Cada hora a menos de sono do que o recomendado aumenta em 23% o risco de obesidade em crianças, adverte estudo

Divulgação/Pixabay
2 de 2

Pesquisas revelam, ainda, que muito tempo em frente às telas também prejudica a boa forma dos pequenos

Getty Images

Na pesquisa, os estudiosos afirmam que há uma correlação clara entre o aumento do uso de eletrônicos e a diminuição do sono. Por isso, reduzir a quantidade de tempo que as crianças gastam com tecnologia pode ajudá-las a dormir melhor.

A falta de noites bem dormidas, ainda segundo o levantamento, causa alterações nos hormônios que regulam o apetite e a sensação de saciedade, o que torna as crianças mais propensas a comer em excesso. Já a falta de energia dificulta a prática de exercícios e, consequentemente, a perda das calorias consumidas.

“Nosso estudo destaca estratégias de prevenção de sobrepeso e obesidade que promovem a duração adequada do sono e limitam o tempo de tela, uma vez que ambos demonstraram estar relacionados ao excesso de peso”, diz Viveka Guzman, pesquisadora à frente do artigo .

A análise foi realizada a partir de relatos dos pais sobre a quantidade de horas que os filhos passam diariamente jogando videogame, assistindo televisão, usando celular, computador ou tablet e dormindo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?