Vídeo: bebê de um ano tem reação fofa ao ouvir pela primeira vez
O australiano Axel, de um ano e 10 meses, só pôde ouvir devido um implante coclear
atualizado
Compartilhar notícia
O pequeno Axel de um ano e 10 meses causou comoção aos papais ao conseguir ouvir pela primeira vez. Diagnosticado com perda auditiva severa quando tinha apenas 7 meses, o bebê recebeu implantes de próteses cocleares e, finalmente, pode escutar os sons a sua volta.
Os pais de Axel, Julia Jaekel e Andrea Gandolfi, decidiram registrar o momento em que eles não conseguem esconder a alegria em poder dar essa oportunidade ao pequeno. No instante em que consegue ouvir, Axel parece feliz e confuso com o que está acontecendo, o que torna o momento mais leve e descontraído, até mesmo para sua médica. Veja o registro:
A família mora em Sidney, na Austrália, e contaram, em entrevista ao Daily Mail local, que o diagnóstico do pequeno os deixou apreensivos. “Não conseguimos acreditar e ficamos chocados com a notícia. Não é algo que você espera, como pai ou mãe de primeira viagem”, disse Julia.
Com o tempo, é claro, os pais começaram a entender melhor a condição de seu filho e passaram a procurar por suporte em outras famílias de crianças com deficiência auditiva. Após algum tempo de pesquisa sobre tratamentos, eles optaram pelo implante coclear.
Implante coclear
O implante usado pelo Axel é composto por um aparelho eletrônico digital de alta complexidade tecnológica. Na prática, funciona como um “substituto” da função do ouvido e pode ser usado por pacientes portadores de surdez sensorioneural severa ou profunda.
Ele é composto por um aparato interno [implantado cirurgicamente] e um outro externo que fica preso ao crânio atrás da orelha, esse capta os ruídos do exterior e transmite aos eletrodos que substituem a função das células lesadas.
No Brasil, o implante pode ser subsidiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O valor médio do aparelho auditivo, somado ao custo da cirurgia em um clínica particular pode ser de R$ 40 mil a R$ 60 mil.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia