Aprenda uma técnica infalível das mães para acalmar os bebês
Batizado de 5S, método é aprovado, inclusive, por pediatras
atualizado
Compartilhar notícia
O famoso pediatra norte-americano Harvey Karp deu origem ao método 5S, criado para solucionar um dos maiores desafios da maternidade: controlar o choro dos bebês, principalmente o dos recém-nascidos.
Segundo a técnica, os pais devem seguir cinco passos para ativar o reflexo da calma na criança. É como se todos os bebês nascessem com um botão de “desligar” o choro, que é ativado quando se reproduz corretamente a sequência.
1- Enrole o bebê na manta (em inglês, swaddle)
Esse truque é fundamental para acalmar o bebê, pois reproduz a sensação intrauterina. Além disso, nos primeiros meses, a criança não tem controle motor de seus braços e pernas, e a movimentação involuntária dos membros pode irritá-la.
2- Coloque o bebê de lado ou de barriga para baixo (em inglês, side or stomach)
Segundo o criador da técnica, alguns bebês não gostam de ficar de barriga para cima quando acordados, pois isso ativa o reflexo de reação à queda, incitando a insegurança e atrapalhando o sono.
3- “Shhhhhhh” (em inglês, shushing or white noise)
É o famoso barulhinho no ouvido do bebê. Ele também remete ao período intrauterino, em que a criança ouve todos os ruídos do interior do corpo da mãe (pulsação, digestão etc).
Mas, para funcionar, o barulho deve ser pelo menos da altura do choro do bebê. Nada de fazer aquele “shh, shh, shh” baixinho.
Para conferir o restante da sequência, acesse o blog Mil Dicas de Mãe, parceiro do Metrópoles.