Anda mais esquecida? Saiba o que muda no cérebro durante a gravidez
Neurocientista explica as transformações que acontecem no cérebro da grávida, em plena fase de preparação para cuidar de um bebê
atualizado
Compartilhar notícia
Parece mágica, mas é só o funcionamento majestoso da biologia do seu corpo, desenhado perfeitamente para que você tenha capacidade, instinto e habilidades para cuidar de um ser humano novinho em folha: seu bebê. Você sabia que o cérebro, assim como o restante do corpo da grávida, também passa por alterações físicas?
A parte conhecida como massa cinzenta, por exemplo, que é o córtex, fica menor na parte ligada à cognição social. É como se ela ficasse mais afinada, para ajudar você a reconhecer e a se sintonizar melhor com seu filho. Segundo os pesquisadores que detectaram essa descoberta, as transformações fazem com que as mães identifiquem mais facilmente as necessidades do bebê e fiquem mais atentas a sinais de perigo e ameaças, por exemplo.
“Muitas destas alterações relacionadas à neuroplasticidade no cérebro materno são influenciadas por um hormônio produzido pelo hipotálamo, chamado ocitocina, e podem ter relação com as áreas associadas à teoria da mente”, explica o neurologista Leonardo Valente de Camargo, doutor e professor do curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Leia a matéria completa no site BabyHome, parceiro do Metrópoles.