Ácido fólico é essencial na gravidez. Saiba onde encontrá-lo
O equilíbrio correto dessa vitamina permite que o embrião se desenvolva adequadamente, diminuindo riscos de má-formação
atualizado
Compartilhar notícia
A deficiência de ácido fólico nos estágios iniciais da gravidez pode aumentar consideravelmente o risco de má-formação fetal; além de causar retardo de crescimento intra-uterino, parto prematuro ou lesões na placenta.
O equilíbrio correto dessa vitamina, por sua vez, permite que o embrião se desenvolva adequadamente, evitando má-formações congênitas, como anencefalia e espinha bífida, e outros problemas, como fissuras labiais e cardíacas.
Nos adultos, a escassez de ácido fólico pode resultar, ainda, em anemia grave. Os primeiros sintomas de sua deficiência são sensação de fadiga, depressão e diminuição no sistema imunológico.
Alimentos ricos em ácido fólico
Cereais e leguminosas contêm uma boa quantidade de ácido fólico. Os grãos, em particular, são ricos neles, mas também as lentilhas, grão de bico e ervilhas.
Outra excelente fonte de ácido fólico é a abobrinha e o pimentão vermelho. Preparar uma salada mista fresca com alface, salsa, aipo e tiras finas de pimentão é uma boa maneira de introduzir uma boa quantidade de vitamina B no organismo, atingindo 75% da necessidade diária.
Saiba mais sobre esse importante nutriente e sobre alimentos ricos na substância no site Mil Dicas de Mãe.