metropoles.com

Marcas reprovadas em laudo tinham 0% de creatina e são reincidentes

Segundo a Abenutri, 10 marcas das 88 analisadas tiveram 100% de variação, ou seja, contêm qualquer farinha na embalagem, menos creatina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
A mão feminina segura a colher de medição com porção de proteína de soro de leite em pó sobre o frasco plástico sobre a mesa de madeira com coqueteleira, banana e maçã. Processo de fazer bebida proteica, vista superior - Metrópoles
1 de 1 A mão feminina segura a colher de medição com porção de proteína de soro de leite em pó sobre o frasco plástico sobre a mesa de madeira com coqueteleira, banana e maçã. Processo de fazer bebida proteica, vista superior - Metrópoles - Foto: Getty Images

Em novo laudo obtido com exclusividade pelo Metrópoles, a Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) revelou que, de 88 marcas de creatina à venda no mercado, 18 foram reprovadas quanto ao verdadeiro teor da substância presente no produto, apresentando inconformidade entre o que foi informado no rótulo e o que realmente consta no pote.

Dessas 18 marcas, 10 tiveram 100% de variação, ou seja, contêm qualquer farinha na embalagem, menos creatina. Vale lembrar que a legislação brasileira permite até 20% de variação, no máximo.

Confira as marcas que tiveram 100% de variação no laudo da Abenutri:

Vale lembrar que, no ano passado, a creatina foi o suplemento esportivo mais pesquisado no Brasil, crescendo 30% em relação ao ano anterior, e tomando o posto que antes pertencia ao whey protein.

8 imagens
Praticar atividade física é essencial
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images
2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay
3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images
4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução
5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images
6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images
7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay
8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

O “boom” dessas buscas revela o crescente interesse no consumo do produto. Junto a maior busca pelo item, aumentaram também os casos de fraude dessa mercadoria, que pode ser usada não apenas por quem pratica atividade física, como também idosos e pessoas que precisam recuperar a massa muscular, como pacientes com câncer.

Ou seja: a venda de creatinas 100% fraudadas não apenas impacta o mercado, como também pode causar graves prejuízos ao bem-estar dos consumidores.

Para piorar a situação, algumas empresas são reincidentes. No laudo anterior, divulgado pela associação em 2023, algumas das marcas citadas já haviam apresentado inconformidade com seus produtos.

É inegável que os órgãos de saúde pública terão um trabalho a mais na fiscalização dessas empresas clandestinas. Infelizmente, fabricantes que operam às escuras nem sempre são inofensivos, inclusive, podem até se tratar de quadrilhas que praticam crimes contra a saúde pública.

Muitas delas já perceberam a tendência mundial e criaram rotas alternativas para lucrar às custas da saúde da população. Quando essas operações são deflagradas, nada impede que caiam em esquemas criminosos, como o que adulterava whey protein e outros suplementos de academia envolvendo um empresário de São Paulo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os envolvidos encomendavam suplementos como whey protein, creatina e outras vitaminas bastante populares em academias, de grandes empresas do ramo, sempre com data de validade próxima ao vencimento. Depois disso, as embalagens eram remarcadas e tinham o vencimento adulterado.

Em alguns casos, a quadrilha abria as embalagens com produtos “empedrados” e utilizava uma centrífuga para triturar a substância para que voltasse à condição original. Após a centrifugação, a mercadoria era reembalada e vendida a preços menores do que os praticados pelo mercado.

Por isso, o senso crítico e o cuidado na aquisição de suplementos nunca se fez tão urgente, mas não bastam. A fiscalização e controle pelos órgãos reguladores de saúde seguem extremamente necessários.

As empresas citadas foram procuradas pela reportagem do Metrópoles. O espaço segue aberto para manifestações.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?