Maquiadora faz sucesso na internet com tutoriais inclusivos de makes
A maquiadora Thais Braz mais de 1 milhão de pessoas a se produzirem. Os tutoriais são pensados para diferentes públicos
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo dos anos, a indústria da beleza passou a abraçar a diversidade e a inclusão. Os tutoriais de maquiagem, em particular, tornaram-se meios poderosos para promover essa mudança. Influenciadores e experts compartilham técnicas adaptáveis a uma variedade de públicos, como faz Thais Braz.
Natural de Cruz das Almas, na Bahia, Thais tem se tornado referência no mundo da beleza ao ensinar makes inclusivas para mais de 1 milhão de pessoas. Ela é maquiadora há mais de 10 anos e usa essa habilidade para ajudar pessoas que têm problema na visão, vitiligo ou autismo, por exemplo, a se produzir.
Ao Metrópoles, a criadora de conteúdo conta que, no início, usava a web como plataforma para divulgar seu trabalho de maquiadora e fotógrafa. No entanto, nada disso era muito sério, já que Thais trabalhava no comércio e dava aula de maquiagem em escolas de beleza.
“Até que, depois do fim de um relacionamento conturbado, fui buscar ajuda psicológica. Na época, a profissional me orientou a buscar algo que eu gostasse. Foi aí que um amigo, que hoje é meu atual companheiro, sugeriu que eu começasse a fazer lives de maquiagem para melhorar a depressão”, diz.
Logo depois, Thais sentiu a necessidade de ampliar seu conteúdo, abrangendo diferentes necessidades. “Nada disso foi planejado. Todo o meu conteúdo sempre foi baseado nas mensagens que recebia. Um dia, abri uma caixinha de perguntas no Instagram com o nome SUS da maquiagem e foi daí que tudo começou.”
Beleza inclusiva
Atualmente, a presença de produtos no mercado sem distinção de gênero, por exemplo, reflete uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes da diversidade e inclusão.
Nesse contexto, a influenciadora Thais Braz tem como principal objetivo levantar a autoestima e tornar a maquiagem acessível por meio de seus tutoriais de maquiagem.
“Eu desejo que todos saibam que podem o que quiserem! Desejo que as pessoas sejam resgatadas do mesmo jeito que fui, porque maquiagem está além de ‘pintar o rosto’. Maquiagem é autocuidado, amor, confiança, poder, acessibilidade e inclusão de forma descomplicada”, relata ao portal.
Segundo a criadora de conteúdo, a prática de inclusão e acessibilidade a faz refletir do quanto já foi excluída. “Por isso, aceitar esse ‘chamado’ me faz sentir útil e viva porque, assim, eu preciso esquecer ‘tudo que acho que sei’ e me colocar no lugar de quem me pediu ajuda.”
Desafios e rotinas
Apesar de ser uma prática muito importante e benéfica para Thais, a parte mais difícil está em aplicar seus conhecimentos a uma realidade que não faz parte do seu universo. No entanto, estar próximo das pessoas — mesmo que virtualmente — faz toda a diferença para superar esses desafios.
“Conhecer e estar próxima das pessoas através do Direct, conversando ou tirando dúvidas, faz toda diferença para superar os obstáculos. A partir daí, eu consigo entender a ‘dor’ e trazer soluções fáceis de serem aplicadas”, conta a maquiadora.
Questionada se existe alguma abordagem específica ao criar os tutoriais para assegurar a inclusão das diversas experiências individuais, a baiana afirma que o estudo tem sido a base fundamental para seu trabalho, afinal, é uma realidade diferente da sua.
“O primeiro passo é entender que cada pessoa tem sua realidade e que suas necessidades são importantes. Por isso, em tutoriais em que eu não tenho conhecimento, eu pesquiso para depois fazer. Ali eu não estou em posição superior a ninguém e, sim, para agregar na vida de quem me procura.”
“Ainda sinto falta de muitas coisas”
Thais acredita que o mundo da beleza tem progredido significativamente em termos de diversidade e inclusão. No entanto, quando se trata da acessibilidade proporcionada por marcas que desenvolvem produtos para pessoas com deficiência, ela identifica desafios.
“Apesar disso, eu sigo esperançosa e com pensamento positivo que logo vai acontecer com nossas marcas nacionais. Quando faço algum tutorial que não tem os objetos que precisam para a pessoa que solicitou a ajuda, eu preciso pensar em outras formas para fazer acontecer”, compartilha Thais.
Planos futuros
O comprometimento da maquiadora em oferecer tutoriais inclusivos contribui para a construção de uma comunidade mais empoderada. A ideia de Thais é continuar usando essa ferramenta para promover mais autoestima, aceitação, liberdade e beleza a todos.
“Eu quero ser a amiga que quando você precisa, ela está lá pra te ajudar a se sentir ainda mais forte e confiante com o poder da automaquiagem. Se eu consegui sair do buraco emocional que achava que jamais conseguiria, com certeza todos conseguem e eu estou aqui para facilitar isso.”