metropoles.com

M&M’s vira alvo de ataques conservadores nos EUA; saiba o motivo

A marca de chocolates M&M’s foi acusada de politizar os doces em seus personagens coloridos e animados; veja detalhes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Getty Images
M&M's coloridos
1 de 1 M&M's coloridos - Foto: Reprodução/Getty Images

Algo tão doce como o chocolate gerou polêmica nos Estados Unidos. A marca de chocolates M&M’s foi acusada de politizar os personagens das pastilhas achocolatadas. O novo design dos confetes representava a autoexpressão e incomodou  conservadores americanos. A empresa, então, parou de usar os mascotes coloridos em seus anúncios publicitários.

A ideia começou com o lançamento de uma nova personagem da família “spokescandies” (porta-vozes dos doces), chamada Purple (violeta, em português). O recém-mascote foi o terceiro do grupo, depois da Green (verde) e Brown (marrom).

Segundo a marca M&M’s, elas foram criadas para “representar a aceitação e a inclusão”.

A personagem Purple, de acordo com a marca, costuma se familiarizar com as causas LGBTQIAP+. Devido ao posicionamento da M&M’s, muitos indivíduos criticaram a empresa e acusaram a fabricante Mars Wrigley de politizar os doces.

Os conservadores americanos falaram que os mascotes se tornaram “woke”, ou seja, foram desenvolvidos para lutar contra as formas de discriminação e exclusão em relação às minorias. A polêmica ganhou forças quando a empresa Mars Wrigley decidiu comercializar uma edição limitada de pacotes de M&M’s com três cores de confetes: verde, marrom e roxo. Todas são representadas por personagens femininos.

“Os M&M’s ‘woke’ voltaram”, falou o apresentador Tucker Carlson. Ironicamente, o apresentador chamou a personagem Purple de “obesa” por conta da sua forma mais ovalada, similar à dos confetes de chocolate recheados com amendoim.

Há um ano, o comentarista da Fox News já tinha criticado a M&M’s por ter trocado as botas brancas da personagem Green por tênis, deixando- a “menos sexy”. Carlson ainda disse que a mascote verde era “possivelmente lésbica”.

M&M’s esclareceu a polêmica no Twitter

Nessa segunda-feira (23/1), a marca M&M’s publicou um comunicado no Twitter e esclareceu a polêmica acerca dos personagens coloridos. A empresa ainda falou um pouco das mudanças em suas campanhas. “Estados Unidos, vamos conversar. No último ano, fizemos algumas mudanças em nossos queridos porta-vozes. Não estávamos certos se alguém ia perceber e não achamos que isto afetaria a internet”, disseram.

A empresa completou: “Mas agora entendemos: até os sapatos de um doce podem causar polarização. Era a última coisa que os M&Ms queriam, pois nosso objetivo é unir as pessoas”. O comunicado informou ainda a suspensão do uso de seus porta-vozes.

Segundo a marca, os personagens são substituídos por campanhas publicitárias feitas pela atriz Maya Rudolph. “Estamos certos de que Rudolph defenderá o poder da diversão para criar um mundo em que todos sintam fazer parte”, finalizou a empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?