Longevidade: confira 3 hábitos de pessoas centenárias para viver mais
A expectativa de vida no Vale de Hunza, no Paquistão, é de 100 anos. Alguns hábitos alimentares ajudam a prolongar a longevidade; veja
atualizado
Compartilhar notícia
A área montanhosa do Vale de Hunza, localizada no norte do Paquistão, parece desafiar todas as probabilidades médicas. Isso porque a esperança média de vida dos povos que vivem na região é de cerca de 100 anos. Embora não tenha um motivo único, a alimentação é um dos fatores que ajuda a explicar essa longevidade.
Confira abaixo cinco hábitos intrigantes que ajudam o povo de Hunza a viver mais, de acordo com a viajante polaco-americana Samantha Shea. Ao portal CNBC, a jovem afirmou que seu marido nasceu e foi criado na comunidade local indígena de Burusho, o que a ajudou a compreender melhor o fenômeno.
Semente e óleo de damasco
As árvores de damasco são uma das culturas locais mais importantes do vale. Estudos já comprovaram que as sementes dessa fruta podem ajudar a combater o câncer e outras fontes de inflamação no corpo devido a um composto chamado amigdalina.
“Quase todos os pratos tradicionais de Hunza incluem óleo de damasco. Antigamente, era feito à mão, mas agora os moradores locais usam máquinas para extraí-lo dos grãos colhidos”, explicou Samantha.
Alimentos processados
Quase toda a carne consumida em Hunza vem de um animal de origem local. “As pessoas raramente comem alimentos processados e você certamente não encontrará nenhum restaurante de fast food aqui”, afirmou a viajante.
Ela, então, completou: “As refeições são normalmente preparadas em casa diariamente e quase todas as famílias cultivam algum tipo de vegetal. O espinafre é especialmente popular, e outros favoritos, como tomate e batata, são cultivados localmente e organicamente”.
Água da geleira
Hunza está rodeada de geleiras, que derretem durante o verão e formam um líquido conhecido como “água Hunza”. Ao contrário de outras fontes, esta água glacial é naturalmente filtrada por camadas de gelo e contém minerais preciosos, como quartzo em forma coloidal, que são considerados poderosos antioxidantes.