Laxantes naturais: 8 frutas para quem sofre com intestino preso
Mudar a alimentação é um dos pilares para quem sofre com intestino preso. Confira as frutas mais estudadas para lidar com a condição
atualizado
Compartilhar notícia
Uma condição comum, principalmente entre o público feminino, é a prisão de ventre ou intestino preso. Para muitos, a constipação pode ser definida apenas pela frequência de evacuação, mas, apesar de ser um ponto importante, a condição não se limita a isso.
Sintomas como consistência das fezes, ausência da sensação de alívio após ir ao banheiro e força excessiva também estão relacionados à constipação e fazem parte da análise clínica.
É válido ressaltar que a prisão de ventre pode ser causada por vários fatores, além da alimentação. No entanto, a modificação da dieta é a abordagem primária no tratamento.
As frutas são consideradas boas aliadas do alívio da prisão de ventre e não à toa. Devido a boa quantidade de fibras presentes nelas, de fato vão colaborar para o bom funcionamento intestinal.
E quando falamos nesse grupo de alimentos, elas se tornam excelentes aliadas também pela presença de outras duas substâncias. A primeira é o sorbitol, um álcool de açúcar encontrado em frutas, conhecido por sua capacidade de reter água no intestino, amolecendo as fezes.
Já os polifenóis, uma classe de compostos fitoquímicos com efeito prebiótico, impactam na microbiota intestinal, promovendo o aumento de bactérias benéficas e inibindo as patogênicas.
Com base nesses critérios, temos as frutas mais estudadas para constipação e são elas:
Ameixa, kiwi, figo, maçã e damasco; em seguida, pera, mamão e laranja.
É claro que não podemos depender apenas das frutas para garantir que o intestino funcione bem. Aumentar a ingestão de grãos integrais, leguminosas, vegetais e iogurtes naturais probióticos também é fundamental.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica