Isabela John se lança como empreendedora mirim para ajudar ações sociais
A empreendedora fez um perfil no Instagram com o objetivo de vender peças elaboradas, como máscaras de proteção e camisetas personalizadas
atualizado
Compartilhar notícia
“Se te faz feliz a felicidade do outro, você já entendeu tudo.” Essa foi a frase escolhida pela influenciadora digital Isabela John para estampar as primeiras camisetas de sua loja social, a Teen Shirt Factory. Aos 11 anos, a menina criou um perfil no Instagram para vender as peças desenvolvidas. A empreendedora até poderia juntar o lucro obtido para investir no próprio futuro. Porém, com o olhar atento em ajudar o próximo, a brasiliense decidiu doar a renda arrecadada para uma instituição de caridade da Estrutural, no Distrito Federal.
Isabela começou a anunciar a iniciativa no período carnavalesco. Os colaboradores ficaram maravilhados com a ação da garota e, mais ainda, quem recebeu a colaboração. A cada semana, a loja crescia um pouco mais, para o entusiasmo da influencer. Com o início da pandemia e o sucesso da Teen Shirt Factory, a estudante teve a ideia de dar um passo adiante no projeto social.
“Quando chegou a pandemia, conversei com a minha mãe, Carol John. Vi muitas pessoas ficando desempregadas e passando fome. Mudamos o projeto e passamos a reverter todo o lucro com as vendas dos itens da lojinha em marmitas”, conta Isabela. Como meta, a empreendedora definiu vender um milhão de camisetas e a mesma quantidade de marmitas. “Estamos um pouco longe, mas, aos poucos, vamos conseguir”, garante a garota. Até então, 195 camisetas foram compradas, o que gerou 240 quilos de alimentos.
De camisetas a moletons; nécessaires a chinelos; bolsas a máscaras de proteção. Todos os itens integram a Teen Shirt Factory. Com a mente de uma empreendedora de sucesso, Isabela sempre busca aumentar o leque de opções de itens personalizados. “Quando alguém me pergunta, por exemplo: ‘você tem chinelo?’ Eu já corro atrás de conseguir para poder vender, ter mais lucro e doar”, revela a garota, atualmente com 12 anos. A novidade da vez é a máscara com furinho lateral para canudo.
Ao saberem da ação consciente promovida pela influencer, pessoas de vários cantos do Brasil se mobilizaram e não hesitaram em comprar as peças. Pedidos da Teen Shirt Factory já foram enviados para São Paulo, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Isabela faz questão de participar de todas as atividades da loja social, desde a criação até o envio do pedido.
“Eu elaboro, desenho, penso, e temos uma equipe de produção. Tudo é entregue lavado e embalado em um saquinho individualizado. Enviamos para todo o país. Nós adicionamos o valor do frete e mandamos. Os pedidos, inclusive, vão com um bilhetinho escrito por mim em agradecimento pela compra, que será transformada em marmita”, destaca a garota.
Paródias de conteúdos teens e desenhos de aquarela feitos pela estudante estampam os produtos. Do processo criativo de Isabela, surgiram os temas Stranger Teens, em referência à série Stranger Things, e o Now Uniteen, inspirado no grupo global de música pop Now United. Também faz sucesso a linha de camisetas Catchup, Maionese e Mostarda.
A visão de Isabela para os negócios foi herdada da mãe, Carol John, proprietária da Calissa Festas, e aprimorada em workshops de empreendedorismo. “Os aprendizados me impulsionaram a abrir a lojinha”, frisa. Em uma colônia de férias (“a melhor da vida”, conforme descreve), a menina compreendeu como gerir as finanças com a consultora Emanuela Oliveira. Ainda aos 11 anos, ela fez o curso Meu Filho Empreendedor. Antes mesmo de lançar a Teen Shirt Factory, a garota brincava com o irmão caçula, Lucas, de comandar o próprio negócio.
Máscaras e inspirações
Sempre em busca de um novo aprendizado, a estudante também sabe costurar. Ela fez aulas da técnica na Fashion Teen Brasil. Com uma máquina no quarto e a alta demanda por máscara de proteção, Isabela se viu na missão de produzir o acessório e, desde então, se voluntariou ao projeto brasiliense Multiplique Amor. Ao todo, a estudante confeccionou 500 acessórios faciais. Além de colaborar com a ação social, ela fabricou itens a serem doados em uma iniciativa idealizada por sua mãe, Carol John.
Proprietária da Pharmac Manipulação, Homeopatia e Drogaria, a empresária fundou a iniciativa Com que bolsa eu vou?. No caso, quem deseja ajudar, precisa doar uma bolsa em bom estado de uso. Em seguida, o acessório é recheado com produtos de beleza e higiene, além da máscara produzida por Isabela. Acompanha o kit a marmita custeada com a venda das camisetas da Teen Shirt Factory.
“Minha mãe já tinha um grupo de amigas festeiras. Elas se uniam para fazer as marmitas e entregar na Estrutural. Passei a fazer parte e potencializar o volume das refeições doadas”, afirma Isabela. Já foram contempladas as seguintes entidades: Instituto Victor Simões, Creche São Francisco, acampamentos e vilas de reciclagem. A influencer não acompanhou a mãe na primeira ação por ter 11 anos, mas Carol John registrou cada detalhe e mostrou para a filha.
“Quando minha mãe chegou e vi as fotos, eu chorei de emoção. Pequenos gestos podem ser tão grandes. Sinto uma alegria imensa, que enche meu coração e minha alma”, diz a garota. Desde os primeiros passos, Isabela sabe o quão gratificante é ajudar o próximo. A mãe da estudante costuma celebrar o aniversário com uma festa na Estrutural, e sempre leva os filhos, Isabela e Lucas.
Uma das comemorações de Carol marcou a empreendedora mirim. “Tinha acabado de fazer 8 anos. Vivenciei uma alegria indescritível em estar ali pintando o rosto daquelas crianças, brincando, cuidando. Me lembro de pintar o rosto de várias crianças e elas me chamavam de tia, achei o máximo. Foi a melhor festa que fui na minha vida. Sério! Não estou brincando”, confessa a empreendedora da Teen Shirt Factory emocionada.
De acordo com a estudante, o exemplo dentro de casa a partir da matriarca e os ensinamentos cristãos a motivam a estar à disposição dos necessitados. “O que me motiva é o que Jesus disse: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. E minha mãe tem o maior e o mais lindo coração que já vi. Sei que ela tem como base Jesus, e, claro, eu me inspiro nos dois”, conclui.
Quem se quiser comprar alguma peça da Teen Shirt Factory e contribuir com as ações filantrópicas é só entrar em contato pelo direct do Instagram da loja social.