metropoles.com

Inovador, colchão promete proteção contra o coronavírus por até três anos

Ainda em fase de testes, cama será a primeira antiviral e antibacteriana da América do Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher dormindo em cama de hotel
1 de 1 mulher dormindo em cama de hotel - Foto: Getty Images

A Serta Simmons Bedding, grande fornecedora de colchões para os setores hospitalar e hoteleiro, uniu forças ao líder em inovação têxtil HeiQ Group para criar o primeiro colchão antiviral da América do Norte. A expectativa é de que a invenção potencialize os esforços contra a Covid-19, uma vez que o vírus transmissor dessa doença pode ficar alojado em tradicionais tecidos de colchões por dias, apresentando risco à saúde.

“Sabemos que nossos parceiros dos setores hospitalar e hoteleiro estão fazendo tudo o que podem para ajudar a proporcionar um ambiente mais limpo e tranquilizar as pessoas”, disse o presidente e CEO da Serta Simmons Bedding, David Swift, em comunicado à imprensa. “Os colchões antivirais e antibacterianos serão um grande trunfo nesse esforço”, emendou.

3 imagens
Ainda em fase de testes, ela promete proteção de três anos contra o coronavírus
Segundo a Forbes, os colchões também poderão ser comprados para uso doméstico
1 de 3

Cama será a primeira antiviral do mercado norte-americano

Geber86/Getty Images
2 de 3

Ainda em fase de testes, ela promete proteção de três anos contra o coronavírus

Freepik
3 de 3

Segundo a Forbes, os colchões também poderão ser comprados para uso doméstico

Freepik

As camas inovadoras, ainda em fase de testes, possuem a tecnologia HeiQ ViroBlock™, aprovada pela Diretiva Europeia de Dispositivos Médicos para uso antiviral em equipamentos de proteção individual da área da saúde, como máscara faciais equivalentes a N95.  A invenção, no entanto, espera aprovação do FDA, o equivalente à Anvisa dos Estados Unidos.

A Aimbridge Hospitality, dono de um amplo portfólio de hotéis nos EUA e no Caribe, incluindo as marcas Aloft e Hyatt Place, já manifestou interesse no colchão inteligente, assim como várias outras companhias globais.

Como funciona?

As partículas e bactérias do vírus são invisíveis ao olho humano (o SARS-CoV-2 tem apenas 90 nanômetros de largura) e passam facilmente por tecidos, permanecendo infecciosas por dias. A inovação HeiQ Viroblock resolve esse problema usando a tecnologia de micro-prata, que atrai partículas de vírus, combinada a outra tecnologia, que quebra a membrana viral em segundos. Testes realizados no Instituto Peter Doherty para Infecção e Imunidade mostraram que as amostras de vírus causadoras de Covid-19 concentradas em tecidos tratados com HeiQ Viroblock foram reduzidas em 99,99%.

Os testes de envelhecimento ainda concluíram que os tecidos trabalhados com Viroblock mantinham suas características antivirais por três anos e qualidades antibacterianas por até duas décadas.

Segundo a Forbes, quem quiser ter a própria cama high-tech em casa poderá realizar esse desejo. Elas também estarão disponíveis para compra com esse tipo de uso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?