Ingrediente anti-inflamatório ajuda a controlar a diabetes; saiba qual
Ação anti-inflamatória, saúde do coração e benefícios ao cérebro são algumas razões pelas quais este ingrediente é essencial na alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
O azeite de oliva é um ingrediente muito usado na culinária, tanto para cozinhar quando para finalizar pratos. E, como muitos sabem, ele não é apenas saboroso, mas também saudável — não é à toa que é considerado uma gordura “do bem”. Por isso mesmo, é recomendado ingerir cerca de 30g (ou duas colheres de sopa) de azeite de oliva por dia.
“A melhor maneira de consumir o azeite é in natura, em pratos frios. Pode ser utilizado também para cozinhar, tomando cuidado para que não queime e perca suas propriedades, já que seu ponto de fumaça é menor quando comparado a outros óleos vegetais”, diz a nutricionista Aline Maldonado F. de Alcântara, consultada pela Josepar, detentora da marca Azeite Nova Oliva.
A seguir, a especialista explica alguns dos principais benefícios do azeite de oliva:
Melhora a saúde cerebral
Primeiramente, estudos recentes, inclusive alguns feitos em Harvard, indicam que o azeite de oliva, por conter polifenóis, consiga prevenir ou até reverter déficits de memória, evitando doenças como o Alzheimer.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.