Influencer Malu Ragonha ensina a mesclar temas com maestria no feed
Nascida em SP, Malu Ragonha acumula mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e aborda temas como gastronomia, beleza e bem-estar
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 23 anos, Malu Ragonha é uma influenciadora nata. Formada em gastronomia e apaixonada por beleza, a jovem acumula quase 1,5 milhão de seguidores no TikTok e no Instagram, plataformas que usa para divulgar conteúdos majoritariamente sobre receitas, maquiagem e skincare.
Nascida e criada em São Paulo, a bela é estudante de publicidade e propaganda, ama viajar, assistir séries e é muito apegada na família. Filha de cozinheiros de mão cheia, ela conta, com exclusividade ao Metrópoles, que sempre gostou de comandar as caçarolas.
“Minha família ama fazer receitas gostosas, e eu fui criada nesse meio. Sempre soube me virar bem na cozinha, mas o amor pela gastronomia surgiu mesmo quando eu fiz um intercâmbio pela Espanha. Após retornar ao Brasil, foi quando comecei a faculdade”, revela.
Durante a pandemia que assolou o mundo em 2020, a jovem viu ali a oportunidade de se lançar no mundo da internet. “Eu sempre postei algumas receitas, mas nada muito profissional. Quando surgiu a quarentena, eu percebi que as pessoas estavam procurando mais esse tipo de conteúdo e resolvi investir”.
E funcionou: Malu começou a ganhar mais e mais seguidores. “Algumas [receitas] foram viralizando, e eu entrei para uma agência de influenciadores e comecei a trabalhar, de fato, com a internet”, explica, afirmando que, logo depois disso, as parcerias aumentaram. As postagens e os seguidores, também.
Seguir a influenciadora no Instagram, por exemplo, é como receber aulas gratuitas de como mesclar conteúdos bem variados com maestria no feed. Para fazer isso, conforme frisa Malu, é preciso falar sobre assuntos que você ama e domina. No perfil dela, uma foto de hambúrguer aparece ao lado de um vídeo de maquiagem — e tudo bem!
Em bate-bola com o Metrópoles, a influenciadora fala sobre “as dores e as delícias” da profissão, além de dar dicas sobre o ofício. Confira:
Qual a parte mais difícil de trabalhar com internet?
Tem dois pontos importantes: o financeiro, já que criadores de conteúdo não tem uma renda fixa, então, a pessoa precisa saber lidar com essas instabilidades; e estar pronta para lidar com as pessoas, pois há muita gente de má fé e muitos comentários ruins. Tem que ter uma cabeça boa.
E a melhor parte?
O que eu mais gosto é a relação que eu tenho com as pessoas que me seguem. Eu fico muito feliz com essa troca com meus seguidores. Às vezes a gente muda a vida das pessoas sem saber. Essas coisas são as melhores, não tem preço. Uma vez, uma seguidora me contou que tinha conseguido pagar o aluguel e fazer as compras do mês vendendo brownie com uma receita que eu passei. Fiquei feliz e realizada.
Como você visualiza o seu futuro?
Eu me vejo trabalhando com internet ainda, mas pretendo expandir meu conteúdo para ter um espaço maior na web. Espero que eu esteja colhendo os frutos que eu planto agora na produção de conteúdo. Pretendo, também, abrir uma loja de maquiagem.
Quais dicas você daria par quem quer trabalhar na área?
Tem que ter consistência, pois quem não é visto, não é lembrado. Postar quase todo dia, ou até todos os dias, faz toda a diferença. Ter um diferencial e ser autêntico também é algo muito importante. Hoje em dia, muitas pessoas tentam replicar conteúdos, então, faça você mesmo e procure se diferenciar.