Idec denuncia marcas famosas por propaganda enganosa em pães integrais
O Idec alega que as empresas mantiveram estratégias de publicidade que dificultam a clara identificação da real composição dos produtos
atualizado
Compartilhar notícia
Na sexta-feira (4/8), o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) protocolou uma denúncia contra as marcas de pães Nutrella e Wickbold. De acordo com o instituto, as marcas contam com alegações nos rótulos que induzem o consumidor ao erro.
Depois da mudança na legislação de rótulos feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário que as marcas façam declarações nos rótulos da porcentagem verdadeira de ingredientes integrais, pois existem critérios para que o alimento seja considerado, de fato, integral.
O Idec alega que, mesmo com a mudança do rótulo, as empresas mantiveram estratégias de publicidade que dificultam a imediata e clara identificação da real composição dos produtos.
Para se ter uma ideia, o pão de forma Wickbold 65,9% integral é apresentado como 100% nutrição. Existe também a opção 37,9% integral, informada ao público como 100% nutrição e proteína.
No caso da Nutrella, o pão 53% integral é vendido como 100% natural.
O Metrópoles entrou em contato com ambas as empresas.
Em nota, a Wickbold afirma:
“Antes da legislação da Anvisa para produtos integrais ser criada, a Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais, usava’100% Integral’ em uma de suas linhas, para explicar aos consumidores que esses produtos eram feitos em sua totalidade com farinha ‘100% integral’.
O objetivo era trazer clareza sobre a formulação ser totalmente livre de farinha branca, já que era possível chamar um produto de integral com qualquer índice de farinha integral, bastava conter o ingrediente.
A nova norma da Anvisa pede que as fabricantes informem todos os ingredientes, não somente ao que se refere a farinha, na hora de calcular a porcentagem como integrais, informação que foi adicionada imediatamente pela Wickbold em todas as embalagens da empresa.
A formulação da linha continua a mesma, mas o nome mudou para ‘100% Nutrição’, pois os pães – que continuam sendo feitos apenas com farinha integral – contam também com diversos grãos que trazem benefícios nutricionais, além de serem fontes de fibras.”
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica