Harvard revela exercício para mulheres de 50 anos “secarem” a barriga
Apesar de ser odiado por algumas pessoas, um exercício bastante conhecido pode ser um grande aliado das mulheres com mais de 50 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Perder peso não é uma tarefa fácil para mulheres, principalmente, depois dos 50 anos. Para isso, seguir uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos é essencial. Isso porque, além da gordura, é preciso trabalhar a força, pois a diminuição do estrogênio causa perda muscular.
Apesar de ser odiado por algumas pessoas, um exercício bastante conhecido pode ser um grande aliado das mulheres com mais de 50 anos — ainda mais para aquelas que querem perder gordura na barriga.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das práticas mais recomendadas para as mulheres nesta fase da vida é o burpee.
Os especialistas apontaram ainda uma versão para quem acha o exercício complicado: o burpee indiano, com menos impacto, mas igualmente eficaz.
Benefícios do burpee
Ao envolver pernas, abdômen, braços e costas, o exercício utiliza uma grande quantidade de massa muscular. Além do trabalho cardiovascular intenso em pouco tempo, praticar o burpee fortalece os músculos.
Segundo especialistas de Harvard, para cada burpee realizado, a pessoa queima 10 calorias. Assim, meia hora praticando esse exercício queima 300 calorias.
Para realizar o burpee no formato HIIT e assim aumentar a queima de gordura, é recomendado fazer 15 repetições rapidamente e sem parar em 1 minuto.
Adaptação
Até aqui, não restam dúvidas de que o burpee é um grande aliado das mulheres. Contudo, nem todas se sentem confortáveis ao realizar o exercício, seja por alguma condição física, seja pela vida sedentária. Nesses casos, os pesquisadores de Harvard recomendam outra versão do burpee: o burpee indiano. Ele é uma variante que incorpora elementos do yoga e tem menos impacto.
Para realizá-lo, fique em pé com os pés ligeiramente afastados na largura dos ombros; coloque as mãos no chão de forma que seu corpo forme um V invertido. A partir desta posição, faça uma flexão hindu com o corpo, que consiste em ficar em posição de prancha, alongando a coluna e não flexionando os braços. Em seguida, aproxime os pés das mãos com um pequeno salto, ou se preferir sem pular, e fique na posição vertical.