metropoles.com

Harvard lista 5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais

Um grupo de nutricionistas de Harvard listou cinco alimentos para comer depois dos 50 anos para aumentar a longevidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de uma mulher comendo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mulher comendo - Metrópoles - Foto: Getty Images

Uma alimentação completa e equilibrada é fundamental para retardar o envelhecimento. Pensando nisso, um grupo de nutricionistas de Harvard listou cinco alimentos para comer depois dos 50 anos para melhorar a saúde física e mental, contribuindo para o aumento da longevidade.

Embora a recomendação dos profissionais seja a variedade de alimentos, eles possuem em comum o fato de conter nutrientes frescos. Portanto, evitar ou reduzir o consumo de alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​é outro aspecto a ser levado em consideração, sobretudo, após os 50 anos.

Abaixo, confira cinco alimentos que prolongam a vida e agregam anos de saúde, de acordo com os nutricionistas de Harvard entrevistados pelo site norte-americano CNBC:

Frutas vermelhas

Os especialistas recomendam consumir frutas vermelhas, se possível, todos os dias. Elas são uma excelente opção para promover a recuperação muscular e cuidar da saúde cerebral. Os flavonoides, responsáveis pelas cores das frutas, são conhecidos pela ação anti-inflamatória e antioxidante no corpo.

Imagem mostra uma cesta com morangos recém colhidos, ainda com folhas e flores - Metrópoles
Rico em vitamina C e em ácido fólico, o morango combate o acúmulo de colesterol ruim

Vegetais de folhas verdes

Existem diversas propriedades nutricionais associadas aos vegetais de folhas verdes, como espinafre, acelga e rúcula. Além de ser rico em vitaminas do complexo A, C e K, esse grupo de alimentos contém ácido fólico, ferro, potássio e cálcio, o que se traduz em inúmeros benefícios à saúde.

Nozes e sementes

As nozes e sementes possuem ácidos graxos ômega-3 , nutrientes que ajudam a manter as células cerebrais saudáveis ​​e a reduzir a inflamação. Em outras palavras, esses alimentos retardam o envelhecimento e a deterioração do cérebro, mantendo o organismo saudável ​​por mais tempo.

Oleaginosas: castanhas e nozes
Oleaginosas são ricas em nutrientes

Leguminosas

As leguminosas são consideradas superalimentos devido ao seu perfil nutricional. Elas contêm carboidratos de absorção lenta, proteínas, pouca gordura e fibras. Além disso, fornecem micronutrientes como minerais, vitaminas do grupo B e polifenóis antioxidantes.

Peixes e carnes magras

O consumo de proteínas é essencial em qualquer dieta saudável, entretanto, elas devem vir de alimentos saudáveis. Salmão, frango, bacalhau e pato são algumas das opções que fornecem gorduras saudáveis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?