Harry expõe William e revela acordo secreto do irmão com jornal inglês
Ao mover processo na Inglaterra, o duque de Sussex acabou expondo trato realizado pelo irmão mais velho por “grande quantia de dinheiro”
atualizado
Compartilhar notícia
Duque de Sussex, Harry acabou expondo o irmão mais velho, o príncipe William, ao mover um processo judicial na Inglaterra. Processando o grupo Associated Newspaper Limited (ANL), à frente dos portais britânicos Daily Mail, MailOnline e Mail on Sunday, por invasão de privacidade, ele revelou que o parente pode ter coisas a esconder.
Durante as audiências preliminares, que tiveram início nesta semana na Suprema Corte do Reino Unido, Harry revelou que William fechou um acordo secreto com outro grupo de comunicação, o News Group Newspapers (NGN), editora dos extintos tabloides Sun e News of the World. O primeiro na linha de sucessão ao trono inglês teria realizado o pacto — por debaixo dos panos e por uma “grande quantia de dinheiro” — para encerrar uma ação contra os jornais do conglomerado.
De acordo com o marido de Meghan Markle, a negociação entre William e os veículos do magnata Rupert Murdoch atrasaram a possibilidade do Sussex mover qualquer processo anteriormente. Nos documentos, fica claro que Harry sabia de tal trato desde 2012, mas que o envolvimento da rainha Elizabeth II em “discussões e autorizações” sobre o acordo impediu que outros litígios relacionados às alegações de hackers fossem concluídos.
“A razão para isso foi evitar que um membro da família real fosse colocado no banco das testemunhas e contasse os detalhes das mensagens de voz privadas e altamente confidenciais que foram interceptadas”, disse Harry, segundo documentos judiciais divulgados nessa terça-feira (25/4).
O duque de Sussex e outras seis celebridades, como Elton Jonh, processam a editora do Daily Mail por invasão de privacidade e a acusam de implantar escutas telefônicas ilegais, além de contratar o serviço de detetives particulares.
Apesar das especulações, não se sabe quais foram os motivos para William fazer acordos com o News Group Newspapers. Procurados pela imprensa inglesa, o futuro rei da Inglaterra e o NGN negaram qualquer trato prévio entre as partes.