“Guru da dieta” revela melhor exercício para perder peso e viver mais
Este exercício ajuda a perder peso, melhorar a saúde do coração e até reduzir o risco de diabetes, de acordo com o médico Michael Mosley
atualizado
Compartilhar notícia
O médico expert em dieta Michael Mosley compartilhou sua principal dica para perder peso e viver mais.
Segundo o especialista em bem-estar, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a longevidade e melhorar a saúde em geral.
Em seu programa Just One Thing, o guru da dieta, de 66 anos, revelou que ele mesmo realiza exercícios HIIT para se manter saudável. A atividade envolve curtos períodos de exercícios de alta intensidade, seguidos de breves períodos de recuperação, que são frequentemente repetidos várias vezes.
De acordo com o expert, o HIIT é indicado especialmente para pessoas que não têm muito tempo livre, já que o treinamento pode ser feito em períodos curtos e rápidos. Além disso, não é preciso utilizar equipamentos de ginástica caros e os indivíduos podem simplesmente usar seu próprio peso corporal.
“Você não só queima mais calorias em menos tempo, mas também pode construir seus músculos e aumentar a capacidade do seu cérebro. Você pode ainda introduzir intervalos de intensidade mais vigorosos em quase todos os exercícios de corrida e ciclismo. Até mesmo sua caminhada matinal”, explicou Mosley.
O guru da dieta ressalta a importância de adaptar o treinamento ao nível atual de condicionamento físico. “A longo prazo, isso pode trazer grandes benefícios, como aumentar a força muscular, melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de diabetes tipo 2”.
Indicações
Para conseguir isso, Mosley sugeriu incorporar uma caminhada de 20 minutos na hora do almoço com intervalos de caminhada rápida de três minutos, seguida de ritmo normal. Ele também recomendou substituir uma caminhada por um treino curto no final da semana.
Segundo o médico, o HIIT tem um impacto significativo nas células mitocondriais do corpo, que “tendem a tornar-se menos eficazes à medida que envelhecemos”, contou.
“Em um estudo recente, voluntários foram solicitados a praticar ciclismo em intensidade máxima por quatro sessões de quatro minutos, três vezes por semana. Depois de três meses, eles não apenas tiveram uma melhora na massa e a força muscular, mas também aumentaram a atividade mitocondrial em até 70%”, salientou.