Grão pouco conhecido é rico em proteínas, fibras e vitamina C; confira
Este grão cultivado na África é muito nutritivo e energético, além de trazer inúmeros benefícios à saúde; veja quais
atualizado
Compartilhar notícia
Milho, aveia e trigo são alguns dos cereais mais conhecidos do mundo. No entanto, existem outros grãos cheios de propriedades saudáveis que poucas pessoas conhecem. É o caso do fonio, um tipo de painço cultivado na África que traz inúmeros benefícios à saúde.
Com um aspecto semelhante ao do cuscuz e um sabor que lembra a noz, o fonio é um cereal muito nutritivo proveniente de uma planta herbácea do gênero Digitaria. Entre as propriedades nutricionais, destaca-se o alto teor de fibras, que contribui para a saúde digestiva.
O fonio também é uma ótima fonte de proteínas e contém vários aminoácidos, minerais e vitaminas essenciais. Seu consumo não provoca níveis de glicose no sangue e não há glúten na composição, sendo indicado para pessoas diagnosticadas com doença celíaca.
Vale citar ainda que o fonio possui fitoquímicos (flavonóides e taninos) com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso faz com que ele seja um superalimento que pode até ser a solução para a desnutrição global, segundo o empresário norte-americano Bill Gates.
“O fonio alimenta famílias na África Ocidental há mais de 5.000 anos, mais do que qualquer outro grão cultivado no continente. É uma grande fonte de proteínas, fibras, ferro, zinco e vários aminoácidos essenciais. O milheto tem 10 vezes mais cálcio do trigo e é o único grão rico em vitamina C”, escreveu o ex-diretor executivo da Microsoft, em seu blog pessoal.
Embora não seja encontrado nos grandes supermercados, é possível comprar o grão em lojas especializadas. Recomenda-se utilizá-lo em forma de farinha para fazer pães ou como “especiaria” em mingaus, saladas, sopas e caldos.