Gio Ewbank curtiu! Influencer do DF viraliza com conselhos irônicos
Ao Metrópoles, a influenciadora Jacira Doce revela detalhes da vida e diz como lida com o sucesso nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Entre conselhos irônicos e dicas de beleza, Jacira Doce, de 34 anos, diverte os internautas nas redes sociais. Com um jeito único e bem-humorado, a influenciadora radicada no Distrito Federal conquistou muitos apreciadores, acumulando mais de 80 mil seguidores no Instagram e 16 mil no TikTok. Celebridades como Giovanna Ewbank e Pabllo Vittar, inclusive, já notaram a presença dela on-line — e deram like.
Além de produzir conteúdos sobre lifestyle, Jacira compartilha várias dicas de como enfrentar os problemas do dia a dia. A influenciadora costuma utilizar caixinhas de perguntas no Instagram para responder questionamentos do tipo: “Como lidar com colega de trabalho que é um macho folgado?’’ e “O que você acha de um ex que quer ser ficante?”
Em conversa com o Metrópoles, Jacira conta que começou a vida de influenciadora para valer durante a pandemia de coronavírus, em 2021. De início, a analista de comunicação produzia vídeos sobre decoração e não esperava fazer sucesso com as publicações. Porém, ela logo cativou o público com o seu carisma.
“Ao passar mais tempo em casa, eu vi muitas pessoas falando que se sentiam presas, quando, na verdade, estávamos abrigados. Naquele momento, a nossa casa era o lugar mais seguro. Então, eu comecei a mostrar a minha rotina, e as pessoas passaram a me seguir”, relembra.
De lá para cá, o perfil de Jacira, que nasceu em Portugal, mas mora em Brasília desde os 2 anos, vem crescendo.
Carreira e vida pessoal
Hoje em dia, equilibrar a vida pessoal com o trabalho é um dos principais desafios profissionais enfrentados pelas influenciadoras digitais. Além de conciliar o tempo com a família e o emprego, é preciso também dar atenção aos relacionamentos ou até mesmo às tarefas de casa.
No caso de Jacira, trabalhar sozinha tem sido o seu maior desafio. “A necessidade de ter uma equipe vem muito cedo, mas a possibilidade demora. Mesmo que a jornada esteja muito no início, eu ainda vou descobrir muitos desafios pela frente”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Jacira ainda afirma que faz terapia para conseguir organizar tanto a rotina profissional quanto a pessoal. Segundo a influenciadora, trabalhar nas redes sociais, a exemplo do Instagram, pode ser uma armadilha muito grande para a saúde mental.
“Eu entendi que, apesar da minha vida ser um dos meus instrumentos de trabalho, eu posso escolher o que mostrar. É preciso se manter firme no entendimento de que é um trabalho como outro qualquer. É necessário separar as coisas”, exclama.
Humor caótico e realista
Há quem diga que é difícil colocar em prática os conselhos de Jacira. Porém, a influenciadora acredita que a proximidade com o real é o que tem conquistado o coração dos internautas.
“Eu acho que a conexão vem do real, do que todo mundo vive e pensa. Também penso que não há muitas blogueiras falando a realidade das coisas. Com o passar do tempo, elas acabam se desumanizando, mas acredito que isso aconteça pela profissionalização mesmo”, explica.
Em um de seus stories, uma seguidora escreveu: “Quero namorar, mas não quero sair de casa e não ‘tô’ em aplicativo. Como fazer?”. Ela, então, respondeu de forma bem-humorada: “Não quer namorar, não. Quem quer até se humilha. Às vezes, é tempo de ficar solteira mesmo. Tá tudo bem”.
A identificação com as postagem de Jacira é tão grande que, hoje, muitos seguidores pedem conselhos sobre relacionamentos, empregos e até compromissos diários.
“Acho que meu humor caótico e realista caiu nas graças do povo”.
@jaciradoce Deus me livre! #conselhos #conselhosamorosos ♬ original sound – chloe 🏴
“É legal demais tudo o que está acontecendo”
Questionada sobre o reconhecimento na internet, Jacira responde que está amando a nova fase. “É legal demais o que está acontecendo e é muito bom ver o resultado do trabalho”. A influenciadora ainda destaca a importância de se manter fortalecida no off-line, a fim de “não pirar”.
Para aqueles que querem trabalhar com a internet, Jacira aconselha “fazer terapia e estudar”. “Assim como em qualquer profissão, é muito importante entender o mercado, conseguir se aperfeiçoar tecnicamente e se profissionalizar. A terapia vem porque é um mercado novo e muito duro”, conclui.