Geração Alpha já está economizando para aposentadoria, diz estudo
Uma nova pesquisa indica que crianças de 6 a 14 anos estão economizando dinheiro com objetivos de longo prazo
atualizado
Compartilhar notícia
Economizar para a aposentadoria é um desafio que atravessa gerações. Uma pesquisa da apontou que crianças da Geração Alfa, nascidos depois de 2010, estão economizando com objetivos financeiros de longo prazo, incluindo aposentadoria, compra de casa, faculdade e o primeiro carro.
A pesquisa conversou com 2.000 crianças de 6 a 14 anos e 2 mil de seus pais norte-americanos para compilar os dados. De acordo com as crianças e adolescentes ouvidos, os principais objetivos para economizar são o primeiro carro (24%), faculdade (19%), compra da casa própria (11%) e aposentadoria (6%).
Segundo o estudo, um terço desses jovens (30%) economiza para não depender financeiramente dos pais no futuro, enquanto quase metade delas (48%) disse que gostaria de abrir um negócio próprio.
“Perguntamos às crianças para que elas estão economizando dinheiro, e fiquei surpreso que algumas disseram aposentadoria”, disse o CEO da Acorns, Noah Kerner, ao jornal Parents.
Toda essa atividade de poupança é aparentemente motivada por um desejo de segurança financeira, de acordo com o relatório. Isso é reforçado por dados que mostram que, enquanto a maioria desses pais das crianças (95%) diz que é sua responsabilidade economizar para o futuro de seus filhos, um terço desses mesmos pais diz que ainda não começou a fazer uma poupança (36%).
De onde a Geração Alpha tira dinheiro?
Um dos questionamentos dos pesquisadores é de onde vem o dinheiro que possa ser economizado. Uma mesada dos pais é o maior impulsionador de renda para crianças dessa geração. De acordo com o estudo, elas ganham US$ 27 (equivalete a R$163 reais) por mês por suas tarefas.
O relatório da Acorns também descobriu que um em cada cinco membros desta geração (21%) afirma já ter um emprego ou negócio paralelo, como vender limonada ou doces, enquanto quase metade (48%) está interessada em abrir um negócio ou negócio no futuro.