Fruta desidratada rica em fibras ajuda a fortalecer os ossos; descubra
Bastante popular, esta fruta desidratada traz inúmeros benefícios para a saúde, desde a digestão até o fortalecimento dos ossos
atualizado
Compartilhar notícia
As frutas são uma opção saudável e nutritiva para incluir na dieta. A ameixa seca, por exemplo, conta com alto teor de fibras, ajuda a regular o açúcar no sangue e ainda contribui para a prevenção de doenças crônicas devido ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório.
A ameixa, que costuma ser desidratada para prolongar sua vida útil, apresenta uma concentração maior de potássio, enquanto a versão fresca contém uma concentração maior de vitamina C. Seus nutrientes trazem benefícios para diferentes áreas da saúde, desde a digestão até o fortalecimento dos ossos.
Um estudo clínico publicado em 2016, no Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, descobriu que o consumo diário de cinco a seis ameixas secas inibiu a reabsorção óssea. Em contrapartida, a ingestão ajudou na manutenção da formação óssea em mulheres na pós-menopausa com perda de massa óssea.
Outra pesquisa da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostrou que as ameixas secas tinham mais que o dobro da capacidade antioxidante de outros alimentos, como a uva-passa. A explicação está nas antocianinas, substâncias que inibem a ação do colesterol ruim e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares.
A ameixa seca é versátil e pode ser consumida de várias formas, seja em saladas de frutas, smoothies ou cereais.
Vale lembrar a importância de consumi-la com moderação, uma vez que 100 gramas da fruta têm 53 calorias, enquanto estima-se que 100 gramas da versão seca apresente 240 calorias.