Fotógrafa brasiliense faz ensaios virtuais em meio à pandemia
Tainá Frota encontrou uma maneira sensível de continuar o trabalho na quarentena. Ela incentiva colegas de profissão a fazerem o mesmo
atualizado
Compartilhar notícia
É tempo de se reinventar e descobrir maneiras novas de realizar tarefas cotidianas, como trabalhar. A fotógrafa brasiliense Tainá Frota sabe bem disso. Para não deixar o ofício de lado em meio à pandemia do novo coronavírus, a profissional se agarrou à tecnologia e embarcou em um universo até então desconhecido: o dos ensaios a distância.
“Já realizei um par de sessões por meio de videochamada. Com menos recursos e controle técnico do que o habitual, mas com o que mais importa: os meus olhos e o meu sentir”, conta.
Para dar início à nova e arrojada maneira de fotografar, ela usou como cobaia uma família de amigos que vive na Suíça. “Escolhi começar por uma família que está fisicamente em outro continente, a milhares de quilômetros de distância física, mas que mora no meu coração”, diz.
“Com cachorros, criança pequena, teletrabalho, pouca bateria, conexão que vai e volta, hora do almoço, quarentena… A vida como ela é”, detalha.
Por meio dos ensaios virtuais, Tainá revela ter voltado a encontrar sentido e prazer em meio a um cenário de caos. “Além de fonte de sustento, minha profissão é o meu combustível vital”, frisa.
Por isso, ela aconselha outros retratistas a fazerem o mesmo. Hoje (13/04), às 16h, ela participará de uma live no Instagram @fhoxonline, especializado no mercado de fotografia, para dar dicas de como se reinventar e dar continuidade ao trabalho em tempos de Covid-19.