Fortalece os ossos e os músculos: veja alimento aliado à hipertrofia
Pouca gente imagina, mas este alimento é perfeito tanto para dietas de emagrecimento quanto para a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa
atualizado
Compartilhar notícia
Os derivados lácteos são amigos de uma alimentação saudável. Além de oferecerem proteínas, contam com nutrientes valiosos, como cálcio e fermentos lácteos — ou seja, bactérias benéficas à saúde intestinal.
Nesse grupo de alimentos, a coalhada se destaca por ser produzida por meio da fermentação do leite, tendo como fontes o leite de vaca, ovelha ou cabra. Saborosa, não deixa a desejar na quantidade de proteínas, cálcio, vitaminas do complexo B e probióticos (representados pelos fermentos lácteos).
Ou seja: a receita é aliada do bem-estar e pode turbinar o emagrecimento. Entre as vantagens de ingerir coalhada, destacamos:
1. Favorece a saúde gastrointestinal
Por conter fermentos lácteos (bactérias que fazem bem à saúde intestinal), a coalhada equilibra a microbiota e promove a presença das bactérias benéficas ao órgão. Também melhora a digestão e previne constipação e diarreia.
2. Previne a osteoporose e fortalece os ossos
O produto lácteo colabora para o fortalecimento dos ossos justamente pelo alto teor de cálcio e fósforo. O cálcio é o mineral essencial para a formação e manutenção da estrutura óssea e o fósforo, por sua vez, facilita a absorção do cálcio pelo organismo.
3. Melhora a imunidade
Os probióticos, representados pelos fermentos lácteos, reforçam o sistema imune. Isso ocorre porque essas cepas de bactérias benéficas mantém a microbiota intestinal em dia, evitando quadros de disbiose.
O alimento também conta com vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo que reforçam, mais ainda, a imunidade.
4. Ajuda a controlar o peso
A coalhada ajuda a comer menos. Isso porque o alimento pode contribuir com a sensação de saciedade, reduzindo o consumo de alimentos mais calóricos.
O baixo teor de calorias, inclusive, pode ser uma opção para incluir nos planos alimentares, já que oferece muitos nutrientes em baixa densidade calórica.
5. Turbina o ganho de massa muscular
As proteínas de alto valor biológico presentes na coalhada atuam na construção e reparo dos tecidos, ideal para quem quer o ganho de massa muscular.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica