Fios brancos em alta: como as 50+ podem cuidar dos cabelos grisalhos?
Quer assumir o grisalho? Hairstylist e médica dão dicas para manter os fios brancos bonitos e saudáveis, desde tratamentos até o corte
atualizado
Compartilhar notícia
Já há algum tempo, deixar de tingir os cabelos e assumir os fios brancos tem deixado de ser sinônimo de desleixo para ser visto como estilo, como deveria ser desde o princípio. Com ícones como Meryl Streep, Jamie Lee Curtis, Gloria Pires e Maria Bethânia como inspirações, cada vez mais mulheres 50+ aderem ao grisalho como parte de sua marca registrada.
De acordo com a médica especializada em estética Fernanda Nichelle, existem pessoas que apresentam fios brancos antes dos 35 anos, mas a grande maioria começa a ter cabelos grisalhos após essa idade.
“Os fios começam a ficar brancos porque há uma interrupção na produção de melanina, o que dá a cor ao fio e está presente junto ao bulbo capilar. Então, o melanócito, a célula responsável pela produção de melanina, pode diminuir a produção ou ter essa produção interrompida, resultando na falta da substância que dá cor ao fio de cabelo”, explica.
Engana-se quem acredita que os fios brancos são sinônimo de cabelos fracos ou amarelados. Para além das consequências intrínsecas à idade do cabelo, texturas e tons indesejados são resultado da falta de tratamento adequado para o tipo de fio.
“O cabelo amarelado tende a ocorrer devido ao acúmulo de produtos, poluição e outros fatores externos, por exemplo. Sempre orientamos que pacientes com cabelos grisalhos tenham cuidados específicos, hidratando o cabelo da maneira recomendada pelo profissional que cuida dos fios e evitando o uso excessivo de produtos diferentes, pois isso pode alterar a cor do cabelo”, pontua.
Corte do grisalho
E o corte, existe algum que valorize especificamente os fios brancos? Para o cabeleireiro e colorista Adan Henrique, não existe mais um padrão ou modelo a ser seguido de corte de cabelo para mulheres grisalhas. ”É difícil generalizar. Não é, somente, o tipo de corte que vai valorizar os fios brancos”, elucida.
Ele explica que os fios podem ser ou mais finos ou mais grossos, vai depender de como eles vão se formar.
“Quando vai ficando branco, ele tende a ter menos força para crescer e o resultado disso é que o cabelo pode ficar mais ralo embaixo”. Por isso, muitas mulheres optam por modelos curtos, assim elimina-se a parte rala e mantém os fios mais cheios e elegantes.
Adan esclarece ainda que o modelo curto, com topetes, tende a alongar o rosto — o desejo de muitas mulheres quando se deparam com os sinais de envelhecimento. “Atualmente, com os procedimentos estéticos disponíveis, isso não é mais uma regra. O corte é muito mais sobre a pessoa, o momento que ela está vivendo e o que ela quer enxergar no espelho.”