Música mais ouvida no Brasil faz apologia ao estupro
A faixa “Só Surubinha de Leve”, que lidera o Viral 50 do Spotify, traz trechos agressivos e causa reação na internet
atualizado
Compartilhar notícia
O ranking Viral 50 mostra as músicas mais ouvidas no Spotify brasileiro nos últimos dias. Quem acessar a plataforma nesta quarta-feira (17/1) vai se deparar com a canção “Só Surubinha de Leve” na primeira colocação. É normal canções de funk estarem no topo. No entanto, a faixa específica tem letra com apologia ao estupro e à violência contra as mulheres.
Em um dos versos mais agressivos, a música de Mc Diguinho diz: “Só surubinha de leve com essas filhas da puta/Taca bebida/Depois taca pica/E abandona na rua”. Várias mulheres se posicionaram nas redes sociais contra a música.
O post de Tamara Naiz, até a publicação desta matéria, tinha quase 5 mil curtidas e mais 1,2 mil compartilhamentos. A maioria dos comentários discutia os trechos que atacam as mulheres. A preocupação não é à toa. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2016 foram registrados 135 casos de estupro por dia no Brasil.Nas redes sociais, usuários estão pedindo ao Spotify que retire a música do ar.
Confira a resposta do Spotify:
“O catálogo do Spotify é abastecido por centenas de milhares de gravadoras, artistas e distribuidoras em todo o mundo. Eles são devidamente avisados sobre nossas diretrizes e são responsáveis pelo conteúdo que entregam.
Desta forma, informamos que contatamos a distribuidora da música “Só Surubinha de Leve” a respeito do ocorrido e, fomos informados que a faixa será retirada da plataforma nas próximas horas, uma vez que o tema foi trazido à nossa atenção.
A música está atualmente no Top Viral pois teve um pico de consumo nos últimos dias.”