Morre, aos 96 anos, a inspiradora do “We Can Do It”
Naomi Parker Fraley era operária e a representação de uma foto sua tornou-se ícone feminista nos anos 1940
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 96 anos, morreu Naomi Parker Fraley, musa inspiradora do cartaz “We Can Do It”. A informação foi confirmada por sua nora, no último sábado (20/1). Aos 20 anos, ela foi fotografada operando maquinário em uma fábrica de equipamentos militares na Califórnia. No retrato, Naomi usava um lenço de bolinhas nos cabelos enquanto trabalhava normalmente. Mas, só foi reconhecida como a mulher da foto em 2016.
Inspirado nessa imagem, o artista J. Howard Miller criou “Rosie, a Rebitadora”, que estampou os cartazes com o lema “We Can Do It”, no início dos anos 1940. A ideia era promover o trabalho das mulheres durante a 2ª Guerra Mundial e desencorajar as convocações para participar de greves.
A imagem caiu no esquecimento e ninguém soube quem era a musa inspiradora da peça publicitária. Nos anos 1980, o cartaz foi recuperado e se tornou ícone do movimento feminista. A fotografia que deu a ideia ao artista também foi encontrada.Em 2010, o acadêmico americano James J. Kimble decidiu descobrir quem era, afinal, a moça da imagem. Acreditou-se, por muitos anos, que a operária Geraldine Doyle era a inspiradora, pois ela teria se reconhecido na ilustração.
Kimble procurou uma cópia da fotografia e conseguiu encontrar com um vendedor de antiguidades. Atrás da imagem, a data de 24 de março de 1942 e uma frase: “A bela Naomi Parker parece capaz de tocar o nariz no torno que está utilizando”. O acadêmico começou a busca pela mulher, agora identificada. Em 2016, Kimble conseguiu encontrar a senhora. Após o ataque a Pearl Harbour, ela foi trabalhar com sua irmã na Base Aeronaval de Alameda e se tornou garçonete após a guerra.
“Naqueles tempos, as mulheres deste país precisavam de alguns ícones. Se acham que eu sou um, fico feliz”, disse Naomi à revista People, em 2016.