Kyra Gracie sobre simbolismo do kimono rosa: “Força feminina no tatame”
A empresária e lutadora de jiu-jitsu desabafou sobre machismo no esporte e deu detalhes sobre a peça rosa, marca registrada dela
atualizado
Compartilhar notícia
Kyra Gracie usou o stories do Instagram nessa quinta-feira (3/9) para falar sobre a simbologia do kimono rosa, marca registrada dela. A lutadora e empresária da tradicional família Gracie, grande disseminadora do jiu-jitsu pelo mundo, revelou a ideia empoderada que inspirou a criação da peça.
“Desde que comecei a treinar, ainda pequena, ficava inventando formas de personalizar meu kimono. Comecei enfeitando com flores e outros desenhos, mas depois vi que queria algo mais forte. Resolvi que eu mesma iria tingir meu kimono de rosa… e ficou horrível na época (risos)!”, relembrou Kyra, mãe de duas filhas com o ator Malvino Salvador.
“Mas eu estava orgulhosa, porque ele conseguia transmitir minha mensagem: nós, mulheres, não vamos passar despercebidas no jiu-jitsu (ou em esporte nenhum). Foi aí que tudo começou”, emendou.
A lutadora afirmou que, rapidamente, o kimono rosa se tornou um ícone para mulheres dentro do esporte. “Começamos a produzir mais e eles sempre se esgotavam nas lojas. Meninas e mulheres do mundo todo se sentiam inspiradas quando me viam usando rosa no tatame. Até hoje recebo muitas mensagens por causa disso”.
Kyra revelou, no entanto, que usar uma cor tão feminina e chamativa para praticar um esporte dominado por homens, ainda hoje, atrai olhares tortos. “Mas eu sei que dentro do kimono rosa existe a força das mulheres que lutam e não vão desistir. Eu sinto essa força comigo no tatame. Hoje, fico feliz sempre que vejo minhas filhas usando kimono igual ao da mamãe. Lembro de mim lá trás, batalhando o tempo todo para conquistar espaço no jiu-jitsu. Esse espaço é nosso! Jiu-jitsu também é lugar de mulher”, reforçou.
Por fim, ela disse: “Já me disseram que ninguém iria querer ter aula com uma professora mulher. Coitados! Nem eu imaginava que os alunos da Gracie Kore teriam aula com várias professoras, inclusive eu. A lição que fica é: não desista dos seus sonhos. Corra atrás, faça barulho. Conquiste o seu lugar ao sol. E não deixa ninguém te dizer que você não pode fazer algo só por ser mulher”.
Kyra Gracie tem 35 anos e tem mais de 690 mil seguidores nas redes sociais. Ela e Malvino Salvador estão justos desde 2013. Os dois subiram ao altar no ano passado e estão à espera do terceiro filho, desta vez um menino.