metropoles.com

Jornalista brasiliense é assediada por deputado Wladimir Costa

Durante entrevista, Basília Rodrigues perguntou sobre a tatuagem com o nome de Temer e escutou uma resposta machista e antiética

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wladimir Costa/Divulgação
wladimir costa tatuagem temer
1 de 1 wladimir costa tatuagem temer - Foto: Wladimir Costa/Divulgação

O deputado Wladimir Costa (SD-PA) se tornou notícia no Brasil inteiro após fazer uma tatuagem com o nome de Michel Temer. O assunto virou meme, piada e também assunto de entrevistas. Na noite da última terça-feira (1/8), em um jantar que reunia deputados, Costa afirmou à imprensa que o presidente teria gostado da arte.

Para elucidar as dúvidas dos leitores, jornalistas presentes questionaram se a tatuagem era de verdade ou feita de henna. A repórter Basília Rodrigues, da CBN, estava presente e pediu ao deputado que mostrasse a arte novamente. Como resposta, escutou uma frase machista, misógina e antiética: “‘Pra você, só se for o corpo inteiro.”

Em depoimento no Facebook, a profissional relatou o caso. “Penso, em que momento eu dei a minha testa pra esse deputado tatuar ‘idiota’? Ou mais: ‘mulher idiota’. Havia outros deputados, jornalistas e até câmeras de TV focados nele. Mas nada disso ‘evitou’ uma gracinha ou uma ‘desgracinha’ machista. Parlamentares constrangidos vieram me pedir desculpas pelo comportamento do nobre colega.”

Determinada a conseguir uma resposta sobre a veracidade da tatuagem, a repórter seguiu atrás do político:

“‘Deputado, se o senhor puder ter um pouquinho mais de respeito por eu ser uma repórter e mulher. O senhor falou que não é de henna, agora a gente quer mostrar.’ Wladimir Costa diz: ‘Eu tenho várias tatuagens no corpo inteiro, amor’. Huum, que fofo. Insisto: ‘O senhor não quer mostrar?’ Ele, já distante de mim, levanta o dedo rindo, coloca na altura da própria boca e fala sem voz, só mexendo os lábios: ‘Não’. Eu repito: ‘Então é porque é de henna…’, ele balança a cabeça concordando e sai rindo”, continua a jornalista.

Ao Metrópoles Basilia contou que fez seu papel de jornalista. “Muitos homens estão acostumados a fazer brincadeiras machistas acreditando na impunidade e esquecimento. Expor minha indignação, receber a solidariedade de deputados e jornalistas, para mim, é uma forma de punir no ego o parlamentar em questão”, explicou. A repórter atua há dez anos como repórter em Brasília e, para ela, esse é o dado mais importante de sua trajetória profissional, e não a atitude “repugnante” de um deputado.

Várias entidades já se posicionaram em apoio à repórter. O Sindicato dos Jornalistas soltou uma nota repudiando a ação do deputado e lembrando que as mulheres jornalistas já sofrem diariamente com preconceito e machismo.

“Mesmo diante de um período questionável, do ponto de vista dos direitos e representações, faz-se necessário que situações como esta sejam expostas e veementemente combatidas. O teatro criado tendo personagens políticos bizarros como protagonistas não podem ultrapassar os limites mínimos para uma relação respeitosa, entre políticos e profissionais da imprensa.

As mulheres jornalistas, em especial as negras, já estão submetidas a uma série de desigualdade e violências, dentro e fora das redações, que demandam de toda a sociedade atenção redobrada, ainda mais quando se trata de uma cobertura política de interesse público. Solidarizamo-nos à jornalista, que tem uma atuação destacada na cobertura política em Brasília, e nos colocamos à disposição para dar suporte jurídico, caso ela assim o queira.”

Escute, na reprodução da Rádio CBN, o momento em que o deputado assedia a repórter:

Leia a íntegra da postagem de Basília:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?