Estudante denuncia homens que a assediam por meio de selfies com eles
A holandesa Noa Jansman, de 20 anos, iniciou uma conta no Instagram para mostrar o quanto esse crime ocorre nas ruas
atualizado
Compartilhar notícia
Para as mulheres, o assédio nas ruas já virou rotina. Apesar disso, muitos homens parecem não entender a seriedade ou a frequência com a qual isso acontece. Querendo denunciar e expor o quão rotineiro o assédio é na vida das mulheres, a estudante de Amsterdã Noa Jansman dedicou uma conta no Instagram para isso, a dearcatcallers.
A holandesa explicou que a campanha duraria um mês. Nesse período, ela se comprometeu a tirar fotos com homens que a assediam e a objetificam na rua. “Eu represento o objeto e ficar na frente de quem me assedia representa o poder sendo revertido através desse projeto”.
As fotos sempre mostram Noa com o rosto sério e os homens nada constrangidos. Segundo o Independent UK, a estudante disse que os assediadores não estranhavam quando ela pedia para tirar fotos com eles, não questionavam o motivo das selfies e alguns posavam com entusiasmo.
Em algumas legendas, Noa escreve o que os homens falaram para ela quando a assediaram. Há os que apenas fazem sons e os que falam frases como “sei o que eu faria com você”. Ao olhar as fotos juntas, fica claro que os assediadores não tem idade, cor, classe social ou aparência específica.
Noa anunciou que seu mês do projeto terminou, mas que a conta do Instagram será repassada para garotas ao redor do mundo. “É um fenômeno global e esse projeto de arte não é sobre mim”, declarou.