metropoles.com

Designer cria tecnologia para denunciar assédio no transporte público

O N!NA mapeará casos e os usuários poderão alertar outros homens e mulheres que estejam por perto assim que o assédio acontece

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Red Bull/Divulgação
Simony César
1 de 1 Simony César - Foto: Red Bull/Divulgação

Foi com base em uma experiência particular — a mãe é cobradora de ônibus e os primeiros estágios profissionais foram em empresas de transporte público — que a designer pernambucana Simony César, 25 anos, teve a ideia da tecnologia N!NA.

O objetivo é oferecer uma maneira de denunciar casos de assédio que acontecem em ônibus e metrôs. Instalado nos aplicativos de mobilidade pública na forma de um botão, o usuário pode divulgar se é vítima e, em tempo real, quem tiver o programa no celular recebe uma notificação. Em uma pesquisa com usuários, 64% afirmou que interferiria e tentaria retirar a vítima da situação pelo diálogo.

O N!NA começou como um aplicativo, mas Simony percebeu que havia uma dificuldade em manter usuários, que acabavam o apagando do aparelho.

“A Red Bull foi uma das parceiras logo no início. Participei do processo de seleção do Amaphiko (programa de inovação social da Red Bull, que apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade em seu entorno) porque fiquei perdida e foi muito importante para mim”, lembra a designer.

Sem ter como se custear, já que precisava trabalhar para se manter enquanto trabalhava no aplicativo, Simony conseguiu apoio da Red Bull para continuar produzindo exclusivamente a tecnologia. Em fevereiro de 2018, conseguiu patrocínio da Toyota e vai aplicar o N!NA em três cidades a partir do final de agosto. Por enquanto, Recife, Natal e Fortaleza serão os primeiros a experimentar a tecnologia. Num futuro próximo, há intenção de levá-la para outras cidades — a designer já foi até à África do Sul mostrar o projeto no 3º Fórum Brics de Jovens Cientistas.

“Queremos ser uma tecnologia de referência para o rastreamento de assédio. Fiz essa pergunta no Fórum Brics e nenhum país tem um protocolo para combater e coletar dados”, afirma Simony.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?