Faz mal tomar café de barriga vazia? Médico tira a dúvida
A bebida popular no Brasil não prejudica a saúde, mas deve ser apreciada com alguns cuidados
atualizado
Compartilhar notícia
Segunda bebida mais consumida no Brasil, o café faz parte da rotina de milhares de pessoas e é o “herói” de muitos trabalhadores, que amam iniciar o dia na companhia desse líquido que ajuda a despertar e encarar a rotina. Porém, é preciso alguns cuidados na hora de apreciar o sagrado cafezinho.
Embora a ingestão moderada (até 400 mg por dia) não represente riscos à saúde, não é recomendado beber café com o estômago vazio. Ou seja, quebrar o jejum com a bebida pode ser danoso a longo prazo.
“A cafeína pode ser agressiva ao estômago, por isso, o ideal é que você não ingira o café com ele vazio. Com o estômago vazio, a bebida vai direto na mucosa e a prejudica”, explicou o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco em entrevista à CNN.
“O nosso estômago tem um suco gástrico, então é um ambiente ácido. A cafeína aumenta essa acidez, produzindo uma secreção mais ácida, mas sem alimento, sem o produto para ser digerido – esse é o problema. Tomando o café com o alimento no estômago, ele está protegido”, emendou.
Entre os riscos de repetir esse hábito com frequência está o de desenvolver quadros de gastrite aguda ou crônica.