Família real: documentário revela grande segredo do Castelo de Windsor
Programa desvendou passagem secreta da edificação, lar dos soberanos britânicos há 900 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Os palácios reais escondem diversos segredos, alguns guardados a sete chaves pela rainha Elizabeth II. Um deles, porém, foi revelado ao público em documentário da BBC.
O The Queen’s Palaces mergulhou na história do Castelo de Windsor, localizado a 40km de Londres, capital da Inglaterra, e propriedade dos soberanos britânicos há 900 anos. Uma das curiosidades mostradas no show é um túnel de fuga secreto, escondido sob um alçapão em um dos cômodos do palácio.
No passado, passagens secretas e rotas de fuga eram uma necessidade, e uma foi incluída pelos arquitetos da residência real, dando acesso à rua.
A apresentadora Fiona Bruce revelou a passagem escondida pela primeira vez em frente às câmeras, dizendo que ainda é possível encontrar evidências das “origens de guerra” do castelo se “você souber onde olhar”.
Ela diz: “Este é um escritório escondido em um canto do Castelo de Windsor. Mas olhe aqui embaixo. ”
“A sala despretensiosa guarda um grande segredo”, fala Fiona enquanto levanta o tapete para revelar um alçapão de madeira: “Como num passe de mágica, basta levantá-los e o castelo medieval surgirá”.
Abaixo da porta, está um conjunto de degraus de pedra impressionantes, que não mudaram desde a sua construção.
Fiona detalha: “Se você é um soldado do Castelo de Windsor invadido, você precisa de uma maneira de escapar. E esta é a passagem secreta”.
“Imaginem a rainha Elizabeth e o príncipe Phillip, com 99 anos, escapando por esse buraco”, comentou um usuário do Twitter. “Passagem secreta para a rainha fugir de Harry e Meghan quando eles aparecerem sem avisar”, divertiu-se outro. “Príncipe Andrew [irmão mais novo do príncipe Charles] descobriu esse esconderijo há eras. Ele dá direto para as boates de Londres”, brincou um terceiro.
O documentário The Queen’s Palaces é de 2011, mas esse trecho do esconderijo renasceu das cinzas e está dando o que falar nas redes sociais.
Apesar de visitar com frequência o Castelo de Windsor, a rainha Elizabeth II tem como residência oficial o Palácio de Buckingham, no centro de Londres.