Família real declara guerra à BBC após documentário controverso
Segundo a monarquia, a produção traz “alegações exageradas e infundadas” sobre a rixa dos irmãos William e Harry
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira parte de The Princess and The Press, documentário da BBC que examina a relação da imprensa com os príncipes William e Harry — que sempre criticaram a pressão da mídia sobre sua família, com direito a processos judiciais —, foi ao ar nessa segunda-feira (22/11) e abalou as estruturas da realeza.
A produção traz fatos polêmicos sobre os herdeiros do príncipe Charles. O principal deles afirma que os irmãos instruíram integrantes da Corte a espalharem difamações um contra o outro na imprensa. Isso teria acontecido, segundo a produção, logo após a polêmica entrevista dos duques de Sussex a Oprah Winfrey, em março deste ano.
Consternada com “as alegações exageradas e infundadas” do documentário, a monarquia abriu mão de sua descrição habitual e repudiou a British Broadcasting Corporation (BBC), instituição pública à frente do material que, segundo fontes internacionais, não deu aos príncipes o direito de resposta, inflamando ainda mais a rixa entre eles.
A situação delicada obrigou a BBC a incluir, ao final da primeira parte, um comunicado em nome de toda a família real. “A imprensa livre, responsável e aberta é de vital importância para uma democracia saudável. Porém, com muita frequência, as afirmações exageradas e infundadas de fontes anônimas são apresentadas como fatos e é decepcionante que alguns, incluindo a BBC, dê credibilidade a estas”, diz a declaração.
De acordo com o The Sun, a família real disse estar disposta a denunciar o documentário para o regulador de comunicações do Reino Unido (Ofcom), fato que seria inédito. Fontes do jornal ainda afirmaram que pode haver um boicote à emissora imposto pela rainha Elizabeth II e pelos príncipes Charles e William.
Em defesa, a BBC declarou que o programa é sobre “como o jornalismo real é feito”. Fontes da emissora ainda disseram que as diretrizes da empresa exigem que os documentários de notícias e assuntos atuais ofereçam direito de resposta apenas quando necessário.
As tradicionais contribuições da Coroa para as produções da emissora, logo, não devem mais acontecer.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia