Explosão de colágeno! Descubra a verdura que ajuda a combater rugas
Rico em compostos antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, o vegetal auxilia no combate dos radicais livres
atualizado
Compartilhar notícia
Muita gente valoriza o uso de suplementos e cosméticos a fim de melhorar a qualidade da pele e conseguir um bom aporte de colágeno, mas não devemos nos esquecer dos componentes essenciais à produção dessa proteína: os vegetais. Nesse grupo alimentar existe um, em especial, que ajuda a turbinar a saúde da cútis: a cebola. Embora odiada por uns e amada por outros, é uma poderosa aliada na prevenção de rugas.
Para aqueles que consomem regularmente, a boa-nova é que a cebola pode influenciar positivamente no estímulo de produção de colágeno.
Rico em compostos antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, o vegetal auxilia no combate dos radicais livres, além de manter a firmeza da pele e atuar contra o envelhecimento precoce.
Não para por aí: além de tudo isso, oferece outros nutrientes, como vitaminas e minerais, que ainda colaboram com a saúde de demais estruturas, como o cabelo e as unhas, melhorando o seu crescimento.
E como ocorre a produção de colágeno?
A produção de colágeno, por sua vez, não ocorre de forma isolada. Para que o mecanismo aconteça, é necessário que outros nutrientes específicos estejam presentes na dieta. Um desses nutrientes, por exemplo, é a quercetina, um flavonoide muito aliado à saúde e qualidade da pele. Uma maior ingestão de quercetina vai ajudar a proteger a pele contra danos externos e até na redução e processos inflamatórios. A cebola é um dos alimentos associados ao nutriente em questão.
De acordo com a Mayo Clinic, a redução do colágeno no organismo faz com que surjam as rugas e linhas de expressão, devido à perda de firmeza. Esse processo é intensificado após os 40 anos. Por isso, atentar-se à dieta também será um divisor de águas no envelhecimento de cada pele.
Por mais que o sabor da cebola não agrade a gregos e troianos, é possível inseri-la em saladas e até mesmo ousar em outras preparações.
Vale frisar que quanto maior o comprometimento com hábitos saudáveis, maior repercussão isso terá na qualidade da cútis. Logo, faça boa ingestão de água, priorize o consumo de frutas, saladas e demais vegetais — e não esqueça de adequar a quantidade de proteínas na dieta.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica