Experts desmistificam 5 crenças populares em relação a perda de peso
Existem falsas crenças que não ajudam a perder peso, pelo contrário, podem piorar a sua saúde. Veja quais são e como evitar
atualizado
Compartilhar notícia
Não é novidade que mitos sobre dietas circulam pela internet. Frases como “comer carboidrato engorda” acabam se popularizando e ganhando adeptos, embora a maioria não tenha respaldo científico. Pensando nisso, especialistas em nutrição decidiram refutar essas “crenças” que não ajudam a perder peso.
Confira abaixo as orientações compartilhadas pelos nutricionistas da empresa madrilenha Germaine Goya, ao portal espanhol Hola.
Carboidratos não são vilões
Um dos mitos mais comuns é que os carboidratos engordam. No entanto, os hidratos de carbono são uma importante fonte de energia para o corpo. O segredo é optar por carboidratos de alta qualidade, como grãos integrais, frutas e vegetais, em vez dos ultraprocessados carregados de açúcares adicionados.
Comer menos não faz queimar mais gordura
Algumas pessoas pensam que comer menos ajuda a perder peso e queimar gordura. Embora assim aconteça, a realidade não é tão simples, pois o corpo vai pensar que está em um momento de escassez e vai reter mais. A qualidade da alimentação e o equilíbrio dos nutrientes são igualmente essenciais. Opte por um dieta rica em nutrientes e evite calorias de alimentos ultraprocessados.
Pular refeições não ajuda a perder peso
Pular refeições, como o café da manhã, pode levar a comer mais no final do dia, o que dificulta a perda de peso. Neste caso, é importante manter um padrão alimentar regular para manter um metabolismo saudável e controlar o apetite.
Nem todas as calorias são iguais
As calorias de diferentes alimentos podem ter efeitos diferentes no corpo devido às suas propriedades nutricionais e à sua capacidade de satisfazer a fome. Vale priorizar alimentos integrais e nutritivos para obter os melhores resultados na busca pela perda de peso.
Não acredite em tudo
Certos alimentos são promovidos como “queimadores de gordura”, mas a verdade é que nenhum alimento tem a capacidade de queimar gordura por si só. Em vez disso, o importante é regular a quantidade de calorias consumidas com base na rotina diária e sempre procurar um acompanhamento profissional e individualizado.