Experts comentam as tendências de beleza que prometem agitar 2025
O Metrópoles conversou com um time de especialistas em beleza e reuniu as principais previsões para 2025; confira detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
O fim de ano chega trazendo a expectativa sobre o que será tendência na próxima temporada. No universo da beleza, vimos grandes apostas em 2024, como tons pastel e a estética clean girl. Mas, o que promete bombar em 2025 nos campos da maquiagem, cabelos, unhas e procedimentos estéticos?
Para desvendar essas novidades, o Metrópoles conversou com um time de especialistas em beleza e reuniu as principais previsões.
Confira a seguir!
Cuidados com a pele
Dermatologia regenerativa
Thiago Cunha, dermatologista que atende em São Paulo, conta ao portal que a dermatologia regenerativa estará em alta em 2025. A técnica tem como objetivo promover o rejuvenescimento com práticas dermatológicas que incluem o skincare.
“Ingredientes como o PDRN, composto derivado do DNA de salmão, e os exossomos auxiliam na regeneração celular. Mesmo que usados no skincare, isso vai para os consultórios de uma maneira bastante evoluída, associada a tecnologias como lasers, microagulhamento e electroporação”, explica o profissional.
Gordura subcutânea
O dermatologista também vê a abordagem da gordura subcutânea como tendência para o próximo ano. Segundo ele, o procedimento deve chegar com força no Brasil já nos primeiros meses de 2025.
“É um produto que combina o ácido hialurônico não reticulado, ou seja, não tem efeito de preenchedor, apenas de estímulo e hidratação, junto com outros ingredientes capazes de restaurar as células de gordura. É uma forma de evitar os efeitos indesejáveis do preenchimento.”
Nanolipoenxertia
Para fechar, Thiago Cunha aposta na nanolipoenxertia, procedimento estético que consiste em transferir gordura de uma parte do corpo para outra para promover a regeneração tecidual.
“Devido à presença de fatores de crescimento e derivados de células tronco, é possível ter um efeito muito bom em termos de estímulo de colágeno. Isso pode melhorar a qualidade da pele e restaurar o volume, de acordo com o tamanho das partículas de gordura injetadas”, explica o expert.
Cabelos
Fios naturais e cortes despojados
Em relação às tendências de cabelos, Mayane Santos, expert em coloração e corte do Helio Diff, considera o movimento no qual as mulheres buscam por mais naturalidade, principalmente no corte e na cor.
“Eu vejo cortes com mais movimento. Muitas pessoas estão usando cada vez uma finalização de cabelo mais natural, procurando produtos que trazem essa praticidade. Então, sai o movimento de escova super modelada ou babyliss super trabalhado para entrar o cabelo mais despojado.”
Mayane também acredita na alta do corte soft butterfly, que bombou neste ano. “É um visual mais retrô com corte de camadas com bastante movimento. A gente vê que as mulheres estão se adaptando para usar esse corte com estilo e com uma pegada mais natural.”
Cores monocromáticas
Para Mayane, as cores monocromáticas estão em alta. Por isso, a expectativa para 2025 é grande. “A mecha tradicional sai um pouco de cena e vem os cabelos com uma cor única. Marrons, castanhos dourados, tons acobreados e loiros amanteigados trazem um ar de mais naturalidade e sofisticação ao mesmo tempo.”
De acordo com Sueli Maeda, visagista e terapeuta capilar do Helio Diff, os tons mais naturais, que realçam a textura e a sedosidade do cabelo, também estarão em alta, sobretudo com a maior valorização da saúde capilar.
“É importante ressaltar que as cores vibrantes podem e devem estar presentes na vida das mulheres mais ousadas, uma vez que esses tons condizem com suas personalidades. Nesses casos, cabe aos profissionais da beleza terem criatividade para criar soluções que unam as trends do momento ao gosto pessoal do cliente.”
Produtos naturais
Ainda na linha dos cuidados capilares, Sueli afirma que a tendência do cabelo saudável, com tratamentos como low poo, será forte em 2025. Segundo a profissional, muitos clientes chegam ao salão cientes da importância de investir em produtos mais naturais.
“A tendência é que essa preocupação com a vitalidade dos fios cresça. Afinal, cabelo bonito de verdade é cabelo saudável. Estamos tendo consciência disso cada vez mais.”
Maquiagem
Pele natural e sobrancelhas orgânicas
Camila Rodrigues é maquiadora, atriz e modelo. Segundo a brasiliense, as tendências de maquiagem para o próximo ano incluem uma pele natural e leve, estética adotada pelas it girls do momento, como Sabrina Carpenter, Zendaya e Hailey Bieber.
“As it girls como Hailey Bieber adoram essa pele fresh com uma cobertura translúcida. Não é à toa que produtos em stick multifuncionais estão super hypados porque, além da praticidade, são perfeitos pra construir esse tipo de pele.”
A maquiadora acredita que as sobrancelhas não serão fininhas e marcadas como em 2020, mas também não serão tão laminadas e penteadas pra cima como no ano passado. “Acho que sobrancelhas mais orgânicas virão com tudo, levemente preenchidas e penteadas na diagonal.”
“Cílios de boneca”
Os olhos vão seguir sendo um foco, dando destaque para os cílios. Camila explica que o efeito “cílios de boneca” tem sido muito usado por influenciadores de beleza e celebridades como Anitta.
“Os cílios superiores são construídos com ‘tufinhos’ e os inferiores também são ‘tufados’ com o próprio rímel”, conta a brasiliense.
Sombras marcantes e cherry lips
Os tons neutros não vão sair de moda tão cedo. No entanto, de acordo com a maquiadora Camila, cores como azul e amarelo nas sombras se farão presentes – pelo menos no verão de 2025. Ela tem observado uma movimentação de cores mais marcantes nas trends de make.
“Cílios coloridos, por exemplo, é uma tendência que já está super em alta, principalmente na famosa cor cherry, o clássico vinho ou bordô. Falando nessa cor, ela também se mostra presente em trends de lábios, seja um bocão mais intenso ou algo mais suave e esfumadinho para dar aquele ‘ar de saúde'”.
Unhas
Tons pastel e vermelho-tomate
Jéssica Riviery, expert em unhas, acumula mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Ao Metrópoles, ela ressalta que o verão 2025 traz várias tendências de cores para as unhas. Isso inclui os tons pastel, como amarelo-manteiga, baby blue (azul bem clarinho) e rosa-bebê.
“Outro tom que estará presente nas unhas é o vermelho-tomate e o clássico nude que nunca sai de moda. A tendência também está bem alta para tons perolados e cintilantes. Neste caso, você pode explorar várias tonalidades de cores”, sugere a influenciadora.
Nail arts e unhas curtas
Como as nail arts nunca saem de moda, Jéssica aposta que as criações minimalistas ganharão mais espaço. O que vem crescendo também são as famosas “misturinhas”, principalmente usando esmalte cremoso e um perolado/cintilante por cima.
Questionada sobre os formatos e acabamentos, a expert diz que 2025 traz de volta as unhas mais curtinhas. Além disso, o formato quadrado continua sendo o queridinho das mulheres. “No entanto, algumas mulheres já estão usando o formato oval, que tem curvas mais suaves e é ideal para o comprimento mais curto.”