Expert lista 5 alimentos que devem ser evitados para viver mais
Se você deseja viver mais, um especialista em nutrição revelou cinco alimentos que não devem ser consumidos. Descubra quais são
atualizado
Compartilhar notícia
Certos alimentos e hábitos de vida estão ligados à longevidade. Nesse caso, seguir uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e sementes ajuda a ter melhores resultados de saúde. Por outro lado, existem algumas comidas que provocam o efeito oposto.
Para ter uma vida mais feliz e saudável, o especialista em nutrição David Wiener afirmou ao portal britânico Express que é preciso evitar cinco alimentos, incluindo bebidas. Confira abaixo quais são:
Álcool
De acordo com o Wiener, beber álcool demais pode ter o efeito oposto ao desejado. “Embora alguns possam achar impossível cortar completamente o álcool, beber com moderação ou reduzir a sua ingestão pode ter um efeito significativo na sua saúde e longevidade”.
Sal
Qualquer alimento cheio de sal ou sódio certamente aumentará a pressão arterial, afirmou o especialista. “Comer muito sal faz com que seu corpo retenha água para livrar o excesso de sal. Isso pode fazer com que sua pressão arterial suba”, explicou.
Ele, então, acrescentou: “Além disso, a água adicionada sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos, o que pode resultar em sérios problemas de saúde à medida que envelhecemos”.
Margarina
A margarina tornou-se uma alternativa cada vez mais popular à manteiga. Porém, esse é um alimento altamente processado e cheio de produtos químicos, sendo associado a uma série de problemas de saúde.
“O ingrediente diacetil, encontrado na margarina, promove a agregação da proteína beta-amilóide, que é uma característica comum na demência e no Alzheimer. Esse ingrediente também pode aumentar os efeitos tóxicos dessa proteína no cérebro”, disse Wiener.
Refeições prontas
Se você estiver tentando prolongar sua vida, o especialista recomenda evitar o consumo de refeições prontas. Segundo ele, esses alimentos contêm toneladas de ingredientes artificiais que prolongam a vida útil do produto, mas podem ser prejudiciais ao corpo.
“A maioria das refeições prontas também é desprovida de vitaminas e minerais naturais. Além disso, esses são injetados nos alimentos, mas eles não são tão bons quanto as fontes originais e são muito mais difíceis de serem digeridos pelo corpo, o que pode resultar em inchaço e desconforto digestivo”.
Gordura saturada
Reduzir a gordura saturada e substituí-la por gordura insaturada pode ajudar na longevidade. “Os produtos alimentares ricos em gorduras insaturadas incluem óleos vegetais, azeite, óleo de girassol e óleo de nozes e sementes. As próprias nozes e sementes, assim como os abacates, são boas opções”.