Expert lista 4 alimentos comuns de supermercado que são inflamatórios
Alguns alimentos comumente consumidos são altamente inflamatórios. O nutricionista Carlos Ríos elencou quatro deles e explicou o motivo
atualizado
Compartilhar notícia
A alimentação é uma das principais causas do aumento de substâncias inflamatórias no sangue, principalmente o consumo de ultraprocessados. Porém, nem sempre é fácil identificá-los. Por isso, o nutricionista Carlos Ríos listou quatro alimentos comuns de supermercado que são altamente inflamatórios.
Carlos é criador do movimento “realfooding”, que se baseia em consumir comida “real” e evitar ultraprocessados e que vem revolucionando a indústria alimentícia. “Se você parar de consumi-los, notará benefícios imediatos”, afirmou o também dietista espanhol.
Confira os quatro alimentos comuns de supermercado que são altamente inflamatórios:
Carnes processadas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que carnes processadas são aquelas que tenham sido transformadas por salga, cura, fermentação, defumação ou outros processos para melhorar o sabor e preservar o alimento. Isso inclui bacon e salsichas.
Segundo o nutricionista, esses alimentos são ricos em “amidos, açúcares e principalmente nitritos que, na ausência de antioxidantes, transformam-se em nitrosaminas altamente inflamatórias para o cólon, aumentando o risco de câncer de cólon” .
Pão branco
O pão branco, conhecido como pão francês, é outro alimento que Carlos aponta como altamente inflamatório devido à péssima qualidade das farinhas refinadas utilizadas para fazer a iguaria.
“A curta fermentação dessas farinhas as torna super indigeríveis e causam inchaço, além de aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2, pois têm índice glicêmico e carga glicêmica muito elevados”, explicou o espanhol. Por isso, consumir pão branco aumenta os níveis de açúcar no sangue.
Maionese
A maionese e outros molhos de supermercado são ricos em óleos vegetais refinados, explicou Ríos. “Um dos mais comuns nesse tipo de preparação industrial é o óleo de soja, um dos mais inflamatórios. Consumi-lo faz com que ele faça parte das membranas celulares, ativando a via da inflamação”.
Café solúvel
O quarto produto de supermercado altamente inflamatório, segundo o nutricionista, é o café solúvel. “Para produzir, é preciso submetê-lo a altas temperaturas, gerando grande quantidade de acrilamidas e furanos, substâncias cancerígenas. Além disso, o café solúvel é bastante indigerível devido à sua elevada acidez”.