Exercícios isométricos diminuem a pressão arterial. Veja como fazer
Estudo revela que exercícios isométricos – em que se fica em uma posição estática – baixam a pressão arterial com três sessões por semana
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de exercícios físicos, de uma forma geral, contribui para a manutenção de uma pressão arterial saudável. Contudo, um estudo realizado por um professor de Fisiologia do Exercício da Universidade de Londres revelou que um tipo específico de exercício é considerado o “ideal” para diminuir a pressão arterial: o isométrico.
De acordo com Jamie Edwards, autor da pesquisa, por contraírem um músculo ou grupo muscular específico e mantê-lo estático por um tempo, esses exercícios comprimem os vasos sanguíneos e, logo depois, liberam a retenção, o que aumenta o fluxo de sangue nos vasos e, consequentemente, melhora a pressão e a saúde cardiovascular.
Foram analisados 270 ensaios clínicos de mais de 15 mil participantes, e chegou-se à conclusão que, parar ter esses resultados, as pessoas deveriam praticá-los ao menos três vezes por semana.
Além de melhorarem a pressão arterial, os exercícios isométricos — como a prancha ou o agachamento isométrico —, também auxiliam no ganho de força dos membros e na melhora do desempenho em exercícios. Mas vale lembrar: o indicado é sempre buscar o auxílio de um profissional antes de começar a praticar uma atividade física.