Sete alimentos anti-inflamatórios para desinchar e reduzir a barriga
Alguns alimentos são ótimos aliados para combater o inchaço pós-Páscoa, especialmente quando o consumo de chocolate é mais elevado
atualizado
Compartilhar notícia
A Páscoa já passou, mas os efeitos do consumo excessivo de chocolate ainda persistem. Isso pode acarretar em alguns problemas no organismo, como o inchaço e o desconforto abdominal. No entanto, é possível amenizar essas sequelas com alimentos que ajudam a desinchar e reduzir a barriga.
De acordo com a nutricionista Ramiele Calmon, em entrevista à CNN, o excesso de chocolate durante o período de Páscoa pode contribuir para o processo inflamatório devido a diferentes fatores, como o alto teor de açúcar e os conservantes usados na guloseima.
Como consequência, os níveis de glicose no sangue podem aumentar, desencadeando uma resposta inflamatória no corpo. Além disso, o desequilíbrio nutricional ajuda a aumentar o processo inflamatório no intestino e diminuir a absorção de nutrientes.
Confira abaixo sete alimentos que ajudam a desinchar e reduzir a barriga pós-Páscoa, segundo a nutricionista Ramiele:
Suco e chás verdes
A mestre em segurança alimentar afirmou que sucos e chás verdes são ricos em catequinas, nutrientes de forte ação oxidante que ajudam a reduzir o processo inflamatório e proteger as células do “estresse oxidativo no pós-Páscoa”.
Azeite de oliva extravirgem
“Ele é fonte de gorduras monossaturadas, e tem ação antioxidante. Além disso, tem potentes propriedades anti-inflamatórias”, disse Ramiele, à CNN.
Cúrcuma
A cúrcuma possui curcumina, um principal composto ativo que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. “Ela ajuda na redução da inflamação causada por doenças relacionadas aos processos inflamatórios crônicos”, explicou a nutricionista.
Gengibre
“O princípio ativo é o gingerol, o qual é um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”. Ramiele informou que o gengibre pode reduzir a inflamação, além de ser muito interessante para aliviar dores articulares, musculares e inflamação no intestino.
Folhosos verde-escuros
De acordo com a especialista, couve, espinafre, chicória, acelga e rúcula — exemplos de folhosos verde-escuros — são ricos em sulforafano, que tem propriedades anti-inflamatórias. “Colocá-los na sua rotina é interessante para o processo de desinflamação”.
Oleaginosas
As oleaginosas, principalmente as nozes e as amêndoas, são fontes de gorduras saudáveis, como ácidos graxos de ômega 3 e vitamina E. A especialista afirmou que essas substâncias reduzem o processo inflamatório.
Frutas vermelhas
“Frutas como, blueberry, goodbarry, framboesa e mirtilos, têm ação antioxidante, antocianinas e flavonoides que combatem a inflamação e reduzem também o “estresse oxidativo”, finalizou Ramiele.