Evite! Veja qual tipo de arroz é o mais contaminado com agrotóxicos
Foi constatada a presença alarmante de agrotóxicos em um tipo de arroz, descubra qual é
atualizado
Compartilhar notícia
Na era da informação, o consumidor tem estado mais atento às escolhas alimentares e aos insumos que leva para casa. A busca por uma alimentação saudável é um fenômeno mundial que tem se intensificado nos últimos anos, por diversos motivos.
Para se ter uma ideia, a Euromonitor, em uma pesquisa realizada em fevereiro de 2023, apontou que 31,2% dos consumidores brasileiros que fazem compras on-line preferem alimentos 100% naturais. No entanto, mesmo esse tipo de alimento pode oferecer algumas questões peculiares em seu consumo.
O arroz, por exemplo, pode ser contaminado com pesticidas, substâncias que servem para controlar pragas, mas que, em excesso, resultam em prejuízos à saúde humana — a depender da quantidade e frequência que os indivíduos se expõem a eles. Um alerta feito na França sobre pesticidas no arroz pode aumentar a preocupação dos brasileiros.
Uma pesquisa realizada em janeiro por uma organização francesa revelou a presença de pesticidas, principalmente no arroz do tipo basmati. Para chegar a conclusão, foram analisadas 40 marcas de arroz na França e, dessas, 15 amostras continham resíduos de agrotóxicos, com destaque para o arroz basmati não orgânico, geralmente importado da Índia e do Paquistão.
Segundo a pesquisa, parte significativa do arroz analisado excedeu os limites máximos de resíduos de pesticidas permitidos pela legislação europeia. Assim, o fato gerou preocupação entre especialistas em saúde e segurança alimentar.
Apesar de conduzida na França, a pesquisa alerta sobre a contaminação por pesticidas, que também pode se refletir em outros mercados internacionais, incluindo o Brasil.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica